Notícias

Voltar Conselheiros das regiões centro-oeste e norte tomam posse no CSJT

Além das posses, houve as despedidas da ministra Delaíde Miranda Arantes, do ministro Hugo Scheuermann e do desembargador do TRT-2 (SP) Luiz Antonio Moreira Vidigal, cujos mandatos se encerram neste mês.

Desembargadores Marcus Augusto Losada Maia (esquerda) e Paulo Roberto Ramos Barrionuevo (direita). (Fotos: Felipe Sampaio - Secom/TST)

Desembargadores Marcus Augusto Losada Maia (esquerda) e Paulo Roberto Ramos Barrionuevo (direita). (Fotos: Felipe Sampaio - Secom/TST)

25/8/2023 - Na abertura da  6ª Sessão Ordinária  do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), realizada nesta sexta-feira (25), os presidentes do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT), desembargador Paulo Roberto Ramos Barrionuevo; e do TRT da 8ª Região (PA/AP), desembargador Marcus Augusto Losada Maia, foram empossados como conselheiros representantes das regiões Centro-Oeste e Norte, respectivamente.

Eles foram eleitos pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) em março e chegam para ocupar as vagas da desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, do TRT da 14ª Região (RO/AC); e do desembargador Brasilino Santos Ramos, do TRT-10 (DF/TO).

Saiba mais: Coleprecor indica representantes das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste para o CSJT

Centro-Oeste

Durante a posse, o desembargador Paulo Roberto Ramos Barrionuevo, ao falar sobre a representação nacional do CSJT, destacou a importância da representação dos desembargadores em razão das disparidades regionais.

“Pessoalmente, é algo engrandecedor e sou muito grato a Deus pela oportunidade e por me possibilitar chegar aqui. É uma grande responsabilidade, porque matérias relevantes, não apenas de Mato Grosso ou da região Centro-Oeste que eu represento, mas de toda a Justiça do Trabalho, são tratadas neste Conselho”, disse. “Juntamente com o desembargador do Pará, temos situações bem díspares em relação às demais regiões do país, à infraestrutura, à tecnologia e à própria manutenção de servidores e magistrados nas unidades do interior”, completou.

Norte

O desembargador Marcus Augusto Losada Maia comentou que é com grande satisfação que toma posse como integrante do CSJT representando a região norte em um momento tão importante para o Brasil, em que o mundo olha para a Amazônia e busca compreender a partir dela o que se desenha para o futuro da própria humanidade. “Por isso, é importante destacar que a responsabilidade em contribuir para as discussões e encaminhamentos do CSJT fica ainda maior, por trazer conosco a realidade e as perspectivas do povo amazônico que somos”, disse.

Confira mais fotos da sessão no Flickr do CSJT.

Despedidas

Além das posses, houve as despedidas da ministra Delaíde Miranda Arantes, do ministro Hugo Scheuermann e do desembargador do TRT-2 (SP) Luiz Antonio Moreira Vidigal, cujos mandatos se encerram neste mês. O presidente do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, agradeceu a dedicação, o empenho e a contribuição que deram ao conselho. “No plano institucional farão muita falta pela energia, dedicação e brilhantismo que mas a trajetória institucional dos magistrados”.  

Os dois ministros serão substituídos pelos ministros Cláudio Brandão e Douglas Alencar Rodrigues como membros titulares do CSJT. A ministra Maria Helena Mallmann e o ministro Alexandre Ramos foram eleitos conselheiros suplentes. As indicações ocorreram na Sessão do Pleno do Tribunal Superior do Trabalho, na última segunda, 21 de agosto.

Saiba mais: TST elege ministros Cláudio Brandão e Douglas Alencar Rodrigues para  o CSJT

Já o desembargador  Luiz Antonio Moreira Vidigal será substituído pelo desembargador Cesar Marques Carvalho, presidente do TRT da 1ª Região (RJ), que representará a região Sudeste a partir da sessão do CSJT do próximo mês. O magistrado foi indicado pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), em maio.

A posse dos novos conselheiros será na próxima sessão do conselho, prevista para 29 de setembro.

Confira a íntegra da sessão:

(Nathalia Valente/AJ)

Descrição da imagem destaque: Montagem da foto com os dois empossados. Na esquerda, está o desembargador Marcus Losada. Homem parto, cabelos bem baixos e grisalhos. Ele óculos, um terno azul claro, camisa branca e gravata vermelha. Na direita, está o desembargador Paulo Roberto. Homem branco de cabelos brancos. Também usa óculos e está de terno azul marinho, camisa branca e gravata azul vinho escura.

Rodapé Responsável DCCSJT