Notícias

Voltar CSJT aprova Política de Governança dos Colegiados Temáticos

Além da Política dos Colegiados, outras pautas foram deliberadas na primeira sessão do órgão em 2022, que marcou a despedida da gestão da ministra Maria Cristina Peduzzi.

Fachada de vidro do edifício-sede do TST e do CSJT com reflexo do sol.

Fachada de vidro do edifício-sede do TST e do CSJT com reflexo do sol.

14/2/2022 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho aprovou, na sexta-feira (11/2), durante a 1ª Sessão Ordinária Telepresencial do órgão em 2022, a regulamentação da Política de Governança dos Colegiados Temáticos. O documento tem por finalidade disciplinar a organização e o funcionamento dos Colegiados Temáticos e definir parâmetros conceituais, normativos e de nomenclatura, com vistas a consolidar diretrizes metodológicas, definir responsabilidades e fixar-lhes critérios para criação, alteração ou extinção.

Os Colegiados Temáticos são agrupamentos de pessoas, com papéis interdependentes, que atuam para propor diretrizes, estratégias e ações de governança e/ou gestão relativas a temas gerais ou específicos, ou para realizar atividades orientadas por resultados.

Saiba mais: Equipe apresenta proposta de regulamentação de Colegiados Temáticos na Justiça do Trabalho

Política de Comunicação e Manual de Redação

Os conselheiros também aprovaram, por unanimidade, a regulamentação da Nova Política de Comunicação Social no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus e a criação do Manual de Comunicação Social e Redação Jornalística da Justiça do Trabalho.

A política tem como objetivo regulamentar a Comunicação Social institucional, nos âmbitos externo e interno dos Tribunais Regionais do Trabalho, garantindo o alinhamento aos princípios constitucionais da Administração Pública, ao Regimento Interno das instituições e ao Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho.

O Manual de Redação, por sua vez, busca orientar os profissionais envolvidos na produção diária de notícias e conteúdos veiculados nos diversos canais de comunicação social institucional (páginas na internet, boletins, mídias sociais, reportagens em vídeo, entre outros) a redigir os textos e outras peças de comunicação em linguagem simples e acessível a qualquer público. O documento adota como referência as técnicas utilizadas por veículos da imprensa, respeitando a padronização estabelecida para toda a Justiça do Trabalho.

Auditorias

O CSJT também aprovou as auditorias sistêmicas de levantamento e avaliação da gestão de serviços de Tecnologia da Informação no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus e a da ação coordenada de levantamento e avaliação dos imóveis da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus.

Encerramento da gestão

A sessão de sexta-feira (11/2) também marcou a despedida da gestão da ministra Maria Cristina Peduzzi na presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Durante a sessão, a ministra fez um balanço da gestão e recebeu homenagens dos conselheiros pela atuação durante o biênio 2020-2022.

Saiba mais: Presidente do CSJT, ministra Maria Cristina Peduzzi, destaca projetos da gestão 2020-2022

A posse da nova administração do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho está prevista para ser realizada na próxima quarta-feira (16/2), às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal do TST no YouTube. 

Tomarão posse o ministro Emmanoel Pereira, eleito para assumir a Presidência do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a ministra Dora Maria da Costa, que assumirá a Vice-Presidência, e o ministro Caputo Bastos, designado para a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.

Confira a íntegra da sessão:

(NV/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT