Notícias

Voltar CSJT lança nacionalmente ferramenta que constrói robôs que assumem tarefas repetitivas

O Projeto Solaria é uma iniciativa do TRT da 9ª Região (PR) que foi apresentado para as equipes técnicas dos tribunais nesta quarta-feira (5). O lançamento oficial será em 17 de julho.

Até agora, o Solária já desenvolveu 18 robôs no TRT-9 (PR), liberando servidoras e servidores de atividades repetitivas e onerosas.

Até agora, o Solária já desenvolveu 18 robôs no TRT-9 (PR), liberando servidoras e servidores de atividades repetitivas e onerosas.

6/7/2023 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizou, nesta quarta-feira (5), uma reunião online com as equipe técnicas dos Tribunais do Trabalho de todo o país para apresentar o Projeto Solaria, solução que constrói robôs computacionais que assumem tarefas repetitivas e que não dependem da intervenção humana. O lançamento nacional da ferramenta para os públicos será realizado em 17 de julho, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do CSJT no YouTube.

Ative o lembrete para não perder a transmissão do lançamento:

O Projeto Solária tem este nome em referência à obra “O Sol Desvelado”, do escritor de ficção científica russo Isaac Asimov (1920-1992). Solária é o nome do planeta imaginado pelo escritor destinado a construir robôs para servir aos humanos nas suas mais diversas necessidades.

Apresentação técnica

Antes de lançar a ferramenta para toda Justiça do Trabalho, a equipe do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), idealizador do projeto, apresentou, nesta quarta-feira (5), a solução para as áreas técnicas do CSJT, do Tribunal Superior do Trabalho e dos TRTs. O tribunal destacou, entre outras coisas, o processo de criação dos chamados robôs  judiciários (RJs) e os benefícios que eles já promoveram até o momento, além de como será feita a instalação da ferramenta.

Até agora, o Solária já desenvolveu 18 robôs no TRT-9 (PR), liberando servidoras e servidores de atividades repetitivas e onerosas. Segundo o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão, o objetivo é entregar valor para os (as) usuários (as) e, com isso, fazer com que a Justiça do Trabalho ganhe celeridade e qualidade com a implementação do Solária em escala nacional. “Estamos procurando atuar de maneira incisiva para levar o projeto aos servidores, servidoras, magistradas e magistrados desde logo. Certamente todos ganharão com essa iniciativa.

(Débora Bittencourt/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT