Notícias

Voltar CSJT vai anunciar as 10 startups selecionadas para implementação nacional nesta quinta (22)

O Programa Startups JT busca fomentar, desenvolver e acelerar projetos de inovação e de automação da atividade judiciária pensados pelos próprios magistrados (as) e servidores (as).

O objetivo do programa é fomentar, desenvolver e acelerar projetos de inovação e de automação da atividade judiciária pensados pelo quadro interno da própria Justiça do Trabalho.

O objetivo do programa é fomentar, desenvolver e acelerar projetos de inovação e de automação da atividade judiciária pensados pelo quadro interno da própria Justiça do Trabalho.

21/6/2023 - O secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), juiz Bráulio Gusmão, afirmou nesta terça-feira (20), que o CSJT vai anunciar na quinta (22) as 10 iniciativas selecionadas no Programa Startups JT que serão implementadas nacionalmente em toda Justiça do Trabalho. O objetivo do programa é fomentar, desenvolver e acelerar projetos de inovação e de automação da atividade judiciária pensados pelo quadro interno da própria Justiça do Trabalho.

O programa é uma iniciativa do CSJT que busca estimular que servidores (as) e magistrados (a), que lidam diariamente com gargalos procedimentais em varas e tribunais, apresentem soluções capazes de impactar e gerar melhorias na rotina de trabalho das unidades, impulsionando a celeridade processual. A primeira fase contou com 76 iniciativas inscritas. Dessas, 20 foram pré-selecionadas para a fase de lapidação, da qual a comissão avaliadora vai selecionar 10 para a implementação.

Justiça e Inovação

O juiz Bráulio Gusmão, homem branco de cabelos e barba grisalhos fala ao microfone de mesa. Ele está com um terno preto, camisa branca e gravata azul marinho.A data em que as iniciativas serão apresentadas foi anunciada no Fórum Internacional de Justiça e Inovação (Fiji), promovido pelo Supremo Tribunal Federal (CNJ) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na ocasião, o juiz explicou o que é o programa Startups JT, como funcionam as fases do projeto e como foi feito o trabalho de aprimoramento das 20 startups pré-selecionadas para a segunda fase (lapidação), que fizeram uma apresentação detalhada das propostas para a comissão avaliadora na última semana.

“Quando nós saímos do nosso lugar e abrimos espaço para ouvir as pessoas que efetivamente estão na linha de frente, que estão buscando atender o cidadão, prestar um serviço público de qualidade, se fizermos isso de maneira transparente, clara, objetiva e dando apoio, elas responderão de modo positivo”, afirmou. “Nós temos certeza que com esses primeiros projetos e com os próximos que virão, nós iremos transformar de forma significativa o modo de fazer justiça na Justiça do Trabalho do Brasil”, completou.

Confira como foi a apresentação na íntegra:

(Nathalia Valente/AJ)

Descrição da imagem destaque: Fundo verde em degrade. Entre em um espaço aparece um olho cercado por um quadrado branco. Ao lado está escrito Startup JT. 

Rodapé Responsável DCCSJT