Notícias

Voltar Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho completa 15 anos 

Desde a primeira edição, em junho de 2008, já foram publicadas mais de 237 milhões de matérias.

Nesses 15 anos, já foram publicadas mais de 237 milhões de matérias. (Descrição da imagem no final da matéria).

Nesses 15 anos, já foram publicadas mais de 237 milhões de matérias. (Descrição da imagem no final da matéria).

26/6/2023 - Dar publicidade aos atos oficiais da Justiça do Trabalho. Este é o propósito do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT) que, neste mês de junho, completa 15 anos de funcionamento. A plataforma veio substituir o antigo Diário da Justiça com edições impressas e que eram distribuídas fisicamente às unidades da Justiça do Trabalho. 

De acordo com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, o DEJT foi um marco histórico na história da Justiça do Trabalho, pois foi fundamental não apenas para dinamizar a publicidade dos atos e decisões. “São 15 anos trazendo impactos positivos que vão além dos princípios da publicidade e da transparência. Ao longo desse período, destaca-se uma relevante economia de recursos públicos e socioambientais com a eliminação de papel, custos de distribuição e facilidade de acesso à informação”, disse.

Princípio da publicidade

Ao longo dessa uma década e meia, o DEJT se tornou o instrumento oficial de divulgação e publicação dos atos, decisões, matérias e despachos do TST, do CSJT, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) e dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. A primeira edição do DEJT foi publicada em 9 de junho de 2008.

Diariamente, o programa, que é de responsabilidade do TRT da 12ª Região (SC), disponibiliza matérias administrativas e judiciais, agrupadas em dois cadernos e sem qualquer alteração do conteúdo. Nesses 15 anos, já foram publicadas mais de 237 milhões de matérias.

Gestão DEJT

Instituído pela Lei 11.419/2006, o DEJT é gerenciado por uma ampla equipe formada pelos servidores da Gestão Nacional do Sistema, os gestores regionais, gerentes e publicadores de toda a Justiça do Trabalho. A gestão nacional do sistema faz parte das competências do CSJT,  integrando o portfólio de projetos nacionais de tecnologia da Informação da Justiça do Trabalho. 

O sistema, no entanto, é fruto de trabalho conjunto desenvolvido pelo CSJT, TST e os TRTs da 2ª (SP), 10ª (DF/TO), 12ª (SC) e 13ª (PB) regiões. O Comitê Gestor do DEJT foi instituído em 2009, pelo Ato CSJT 146/2009, e é o responsável  por analisar as demandas e as necessidades de atualização e alteração da ferramenta a partir de informações e sugestões prestadas pelo público interno.

Aprovadas pelo Comitê Gestor, as versões com novas funcionalidades são lançadas, periodicamente, visando facilitar o acesso dos jurisdicionados às publicações.  Atualmente, por exemplo, está em andamento a unificação dos cadernos administrativos e a modernização da identidade visual.

Produto genuíno

De acordo com o gestor nacional e coordenador do Comitê Gestor do DEJT, Villermando Ribeiro dos Santos, a relevância alcançada pelo DEJT como solução tecnológica é ainda maior por ser uma ferramenta construída totalmente de forma interna. “Este é um produto genuinamente criado no âmbito da Justiça do Trabalho. É muito gratificante poder dizer isso e constatar que é um serviço que tem se mostrado eficiente ao longo desses 15 anos”, ressalta.

Celeridade e eficiência

O servidor do TRT da 12ª Região (SC) Carlos Eduardo Mazzi, integrante da equipe de desenvolvimento do sistema, ressalta que, ao longo dos anos, o  DEJT foi sendo aperfeiçoado e agregando novas facilidades para os diversos públicos. “Disponibilizamos  uma  pesquisa personalizada para os advogados cadastrados  localizarem as matérias em que foram intimados ou citados ”, explica. 

Mazzi também menciona o recebimento automático de matérias judiciárias pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe). “Isso confere maior celeridade à tramitação processual”,  afirmou. “Para mim é recompensador fazer parte da história deste produto nacional, conferindo mais eficiência à Justiça do Trabalho e economia aos cofres públicos”, completou.

Evolução 

Luís Fernando de Araújo Vieira, servidor da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas do TST e responsável técnico do DEJT no tribunal,  conta que a versão inicial foi desenvolvida pela equipe do TST e do CSJT mas, posteriormente, a responsabilidade pela manutenção e aperfeiçoamento da ferramenta passou a ser da equipe de informática do TRT-12,  com suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação do TST (SETIN).

Ao comentar sobre o impacto institucional da ferramenta, o servidor destaca que o DEJT facilita o acesso de toda população aos atos e decisões proferidas pela justiça trabalhista. “Por ser mais próximo de seus usuários, tanto o público interno quanto dos jurisdicionados, o sistema permite uma melhor adequação às suas necessidades e maior agilidade em sua evolução”, completou. 

(Andrea Magalhães/AJ)

Descrição da imagem: Foto da tela de notebook com a página do DEJT na tela. A imagem é registrada atrás do ombro direito de um homem branco com camisa preta, que coloca a mão direita no teclado do notebook. 

Rodapé Responsável DCCSJT