Notícias

Voltar Eficiência Orçamentária: CSJT realiza reuniões com gestores de obras e edificações dos TRTs

O plano é investir em infraestruturas sustentáveis, como parques de usinas fotovoltaicas e soluções de reuso da água, além de ampliar a acessibilidade das instalações físicas.

Print da tela da reunião dos gestores do CSJT com a equipe de obras e edificações do TRT-4 (RS).

Print da tela da reunião dos gestores do CSJT com a equipe de obras e edificações do TRT-4 (RS).

24/3/2023 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoveu nesta semana, uma série de reuniões virtuais com as gestoras e os gestores da área de obras e edificações dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). No tema da pauta, propostas e estratégias da área para o Programa de Eficiência Orçamentária da Justiça do Trabalho.

O programa tem como foco as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de infraestrutura e manutenção predial dos imóveis da Justiça do Trabalho. Para garantir a efetividade da ação, estão previstas a adoção de Políticas Nacionais de Investimento nas duas áreas.

Saiba mais: Presidente do TST e do CSJT fala sobre Programa de Eficiência Orçamentária a presidentes e corregedores de TRTs

Acessibilidade e Sustentabilidade

Os 24 encontros contaram com a participação dos gestores da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SEGGEST), da Secretaria de Orçamento e Finanças (SEOFI) e da Coordenadoria de Governança de Contratações e de Obras (CGCO). As reuniões tem o objetivo de apoiar os tribunais no aprimoramento do exercício orçamentário atual, visando um melhor planejamento, execução e fiscalização do orçamento, além de prospectar maior previsibilidade para os orçamentos futuros.

Entre algumas das propostas previstas, estão ações voltadas para a sustentabilidade, manutenções prediais amplas e acessibilidade das instalações, além da ampliação dos parques de painéis fotovoltaicos, reuso de água e a substituição de lâmpadas tradicionais pelas de LED.

Qualificação

Entre os dias 27 a 31 de março, o CSJT, por meio do Centro de Educação Corporativa da Justiça do Trabalho (CEduc-JT), promoverá o curso “Eficiência Energética em Edificações”. A formação é destinada  aos (as)  engenheiros (as) e/ou arquitetos (as) das áreas de projetos, obras e manutenções prediais dos TRTs.

O treinamento, com carga horária de 36 horas-aula, terá a participação de 50 inscritos e será realizado, de forma presencial, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. A qualificação, que é parte do Programa de Eficiência Orçamentária, vai abordar os requisitos de avaliação e aplicação dos normativos vigentes, cujo objetivo é implementar um programa de eficiência energética na instituição.

Outro objetivo é melhorar a qualidade do ambiente e do processo produtivo, a economia de recursos públicos, a redução nos impactos ambientais e o desenvolvimento sustentável.

Veja também: Gestores de TIC da Justiça do Trabalho debatem diretrizes da área no Programa de Eficiência Orçamentária 

(Andrea Magalhães/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT