Notícias

Voltar Em reunião com TRTs, ministro Lelio Bentes debate efetividade da gestão, transparência e diversidade

O presidente do TST e do CSJT participou da 1ª Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).

Ministro também recebeu as desembargadoras e os desembargadores em seu gabinete. (Foto: Fellipe Sampaio - Secom/TST)

Ministro também recebeu as desembargadoras e os desembargadores em seu gabinete. (Foto: Fellipe Sampaio - Secom/TST)

21/2/2024 - O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, participou nesta terça-feira (20), da abertura da 1ª Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) de 2024. O evento foi realizado nesta terça e quarta-feira, no TST, em Brasília.

Entre os temas abordados, a efetividade da gestão e a transparência que tem sido prioridade no mandato da atual administração. No encontro, ainda debateram sobre os avanços conquistados na concepção e implementação de ferramentas de gestão, como o módulo de pagamentos passivos, que tornou muito mais transparente e auditável a administração dos recursos orçamentários.

Segundo o ministro, o intercâmbio com as administrações dos TRT é uma oportunidade de trazer informações úteis e, ao mesmo tempo, receber  feedbacks e apoio necessário para avançar na implementação da política institucional. “Os recursos públicos estão sendo geridos com mais eficiência, transparência e com o cuidado que a gestão pública exige”, destacou o presidente.

Justiça do Trabalho na Enap

Durante o encontro, o presidente do TST e do CSJT e o diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do TST (Cefast), ministro Cláudio Brandão, destacaram os benefícios da parceria entre a Justiça do Trabalho e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A parceria resultou no lançamento de uma página da Justiça do Trabalho no portal da Escola Virtual de Governo (EV.G) da Enap que, segundo o ministro Cláudio Brandão, trata-se da primeira de um órgão governamental na escola. 
“Apesar de nós não termos sido o primeiro órgão a firmar o protocolo de intenções com a Enap, fomos o primeiro órgão brasileiro, e não apenas do judiciário, a ter a página hospedada no sítio da Enap”, disse. “O convênio permite que a gente tenha acesso a uma plataforma de excelente qualidade notadamente na área de gestão. Foi uma parceria de sucesso, rapidamente concretizada”, completou.

Saiba mais: TST/CSJT e Enap assinam termo de cooperação para oferta de cursos a distância

Diversidade

O presidente ainda destacou o curso “Letramento em Diversidade: (re) pensando o Direito do Trabalho a partir dos Territórios”, promovido pelo Cefast/TST, que tem como objetivo despertar a reflexão crítica sobre o Direito do Trabalho a partir da diversidade, buscando ampliar a visão de mundo dos participantes com base em experiências e diálogos interculturais, que serão estabelecidos com diversos atores sociais e em diferentes territórios políticos.

A capacitação será no TST, terá início em março e as aulas serão ministradas por representantes indígenas, quilombolas, da comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

Confira mais fotos no Flickr do CSJT.

(Nathalia Valente/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT