Notícias

Voltar Gestores (as) do CSJT e do TST participam de workshop sobre inovação

O especialista em inovação digital Ricardo Murer apresentou o modelo de inovação “De trás para frente”.

O especialista em inovação digital Ricardo Murer apresentou o modelo Trabalhando de trás para frente. (Foto: Fellipe Sampaio - Secom/TST)

O especialista em inovação digital Ricardo Murer apresentou o modelo Trabalhando de trás para frente. (Foto: Fellipe Sampaio - Secom/TST)

18/4/2023 - Gestores (as) e servidores (as) do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), participaram, na última segunda-feira (17), do workshop “Trabalhando de trás para frente”, uma metodologia da Amazon Web Services (AWS). A atividade AWS Digital Innovation foi conduzida pelo especialista em inovação digital Ricardo Murer.

O especialista apresentou o modelo “De trás para frente” (Working Backwards), que tem o objetivo de auxiliar na definição de um novo produto, serviço ou experiência e, desse modo, trazer essa solução para a realidade de  forma rápida. Segundo Murer, o mecanismo “De trás para frente” também pode ser implementado em um órgão público para melhorar as relações  com a sociedade. 

“Nós começamos o nosso ciclo de criação de soluções  pelo cliente. A  proposta é ajudar a Justiça do Trabalho a conhecer melhor o cliente final da sua  prestação de serviço (a cidadã e o cidadão),  identificar problemas e demandas e criar soluções com base nesse mecanismo”, explicou.

Necessidades urgentes

No estudo de caso, a AWS auxilia na identificação do cliente final e seu problema ou oportunidade específica. No próximo passo, busca-se a definição de uma nova solução que atenda à necessidade mais urgente. A construção vai para um documento que, após uma análise conforme a necessidade, é validado e refinado ainda mais o conceito.

O especialista destacou ainda que o modelo é altamente colaborativo e inspirado pelos mesmos métodos centrados no cliente usados pela multinacional para desenvolver as inovações em seus diversos produtos.

Troca de experiência

Para o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão,  o  evento é uma oportunidade interessante para conhecer mais sobre o uso da inovação focada no cliente final. “Será uma troca de experiências para  conhecermos como eles fazem para entregar um serviço adequado aos seus clientes e de que forma essa  expertise pode nos ajudar na inovação e prestação de serviços  públicos ao cidadão“, ressaltou.

Confira fotos do workshop no flickr do CSJT.

(Andrea Magalhães/AJ)

#PraTodasETodosVerem: Homem branco com terno cinza, calça jeans escura e camisa branca sem gravata apresentando o workshop em uma sala com mulheres e homens sentados em cadeiras de cor azul. Ao fundo dele há uma tela de projeção ligada.

Rodapé Responsável DCCSJT