Notícias

Voltar IGest: 52,17% das Varas do Trabalho do Rio Grande do Norte estão entre as melhores do país

O Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho

06/06/2023 - Doze Varas do Trabalho da 21ª Região (RN) estão classificadas no primeiro quarto das melhores do país, de acordo com o índice Nacional de Gestão do Desenvolvimento da Justiça do Trabalho (IGest) referente ao período de abril de 2022 a março de 2023. Com o resultado, 52,17% das unidades judiciárias de primeira instância do Rio Grande do Norte estão entre as 25% melhores do país.  

Disponibilizado pelo sistema e-Gestão, que é gerenciado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho do TST, o relatório do IGest divulgado na última semana mostra que, entre as Varas do Trabalho que se destacaram na 21ª Região, três estão entre as 100 melhores do Brasil: a Vara de Currais Novos, na 69ª colocação; a Vara do Trabalho de Assu, na 70ª colocação; e a 6ª Vara do Trabalho de Natal, que ficou na 80ª colocação.  

Segundo o relatório, as Varas contaram com uma melhoria relevante de colocação com relação ao documento que tratava do período de abril de 2021 a março de 2022. A 6ª Vara do Trabalho de Natal teve uma melhoria de 459 posições; a Vara de Currais Novos melhorou 678 posições e a VT de Assu contou com um incremento de 550 posições na classificação.

Além das Varas de Assu, Currais Novos e a 6ª VT de Natal, estão no primeiro quarto das melhores unidades judiciárias do país, segundo o IGest, a 3ª; a 5ª; a 13ª; a 1ª; a 4ª; a 10ª e a 2ª Varas do Trabalho de Natal, além das VTs de Caicó e da 1ª Vara do Trabalho de Mossoró.

Dessas unidades judiciárias, a 5ª Vara do Trabalho de Natal era a única que figurava em 2022 entre as 25% melhores do Brasil. O resultado foi mantido e houve, ainda, uma melhoria de 183 posições.

50% melhores do país

Outras 10 unidades judiciárias da 21ª Região estão no 2ª quartil do IGest, portanto, entre as 50% melhores do país. São elas: 11ª; 9ª; 7ª; 8ª; e 12ª Varas do Trabalho de Natal; além das VTs de Ceará Mirim; Macau; Goianinha; 4ª de Mossoró e 3ª de Mossoró.

Dentre as unidades judiciárias, destacou-se a Vara do Trabalho de Ceará Mirim, que contou com uma melhoria de 817 posições na classificação do período, saindo da colocação 1.225, em 2022, para a posição 408, neste ano.

Já a 2ª Vara do Trabalho de Mossoró foi a única a ficar no 3º quartil do IGest, porém com um incremento em relação ao ano anterior com a melhoria de 88 posições. A unidade saiu da colocação 1.061 para a classificação 973.

“O resultado positivo obtido pelas Varas do Trabalho do Rio Grande do Norte é fruto de uma mobilização de diversos setores do TRT-RN ao longo do último ano a exemplo da Corregedoria, da Coordenadoria de Pje, da Tecnologia da Informação e da Gestão Estratégica, além, claro, dos nossos magistrados, magistradas, servidores e servidoras. Estamos muito felizes com o resultado e confiantes de que, no próximo IGest, nossas unidades judiciárias estarão ainda mais em destaque”, avaliou o presidente do TRT-RN, desembargador Eridson João Fernandes Medeiros.

“É importante também parabenizar a todos e a todas que fizeram parte desse resultado, que foi iniciado em 2022 com apoio da gestão administrativa do tribunal e contando com a eficiência dos nossos profissionais”, reforçou Eridson Medeiros acrescentando que o tribunal está “sempre avançando no aprimoramento da eficiência da prestação jurisdicional no RN, com o objetivo primordial que é servir ao cidadão potiguar”, finalizou.

Ferramentas de apoio

Além do trabalho desempenhado por magistrados, magistradas, servidores, servidoras nas unidades judiciárias da capital e interior do estado, os resultados positivos apresentados pelo IGest fazem parte também da atuação conjunta desse público com a Gestão de Metas do tribunal. No TRT-21, os atuais gestores de metas são o presidente e corregedor, desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, e o juiz do trabalho, Michael Knabben.

Houve, também, na 21ª Região, para melhoria dos números, o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão chamada Painel de Automonitoramento do IGest. A funcionalidade utiliza a base de dados do e-Gestão e do PJe, por meio da construção de painéis no POWER BI com o objetivo de mostrar quais são os processos trabalhistas que estão impactando negativamente o desempenho das unidades judiciárias.

A partir da utilização da ferramenta, a Vara do Trabalho consegue aprimorar a sua gestão interna, identificar possíveis erros nos movimentos e nas tarefas processuais do PJe e do e-Gestão, sanear os dados e, principalmente, elaborar estratégias para melhorar o desempenho.

Aliado ao Painel de Automonitoramento do IGest, outro projeto do TRT-RN que contribuiu com os resultados é o Ubuntu Jus, que reúne servidores da área de PJe do tribunal para o acompanhamento e o direcionamento das unidades judiciárias que solicitarem a intervenção. São três meses de trabalho com foco na melhoria da gestão das Varas do Trabalho e a realização de cursos e oficinas para traçar os pontos a serem melhorados em cada unidade da 21ª Região.

IGest

O Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do Brasil.

A análise é feita a partir de um referencial numérico que sintetiza os mesoindicadores Acervo, Celeridade, Produtividade, Taxa de Congestionamento e Força de Trabalho, adotados em consonância com os objetivos judiciários do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho.

Os mesoindicadores são compostos por 13 indicadores construídos com base em 17 variáveis utilizando dados oficiais do Sistema e-Gestão dos últimos 12 meses anteriores à sua extração, referentes às varas do trabalho instaladas que estiveram em funcionamento durante todo o período de apuração.

Fonte: TRT da 21ª Região (RN)

Rodapé Responsável DCCSJT