Notícias

Voltar Justiça do Trabalho é destaque em 4º Prêmio de Inovação Justiça Exponencial

O Programa Startups JT, do CSJT, conquistou o prêmio de inovação - empreendedorismo. Além do conselho, tribunais, magistrados (as) e servidores (as) da Justiça do Trabalho também foram agraciados.

O prêmio foi recebido pelo presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, e o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão. (Foto: J.Ex)

O prêmio foi recebido pelo presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, e o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão. (Foto: J.Ex)

23/11/2023 - O Programa Startups da Justiça do Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), foi premiado, na última terça-feira, no 4º Prêmio de Inovação Justiça Exponencial - categoria Projetos | Empreendedorismo. Além do CSJT, tribunais, magistrados (as) e servidores (as) da Justiça do Trabalho de todo o país também foram agraciados em outras categorias.

A premiação tem o objetivo de reconhecer e incentivar iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias no sistema de Justiça. O intuito é valorizar membros e servidores que fazem a diferença na Justiça, destacando as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.

Startups JT

Com o propósito de incentivar servidores (as) e magistrados (as) a encontrar e propor soluções de automação capazes de impactar e gerar melhorias na rotina de servidores (as) e magistrados (as), o programa Startups JT foi lançado no início deste ano e teve 72 iniciativas inscritas. Após as duas primeiras fases eliminatórias, 12 foram selecionadas e devem ser implementadas nacionalmente em toda a instituição no ano que vem. 

As startups selecionadas estão na terceira fase, em que os grupos, formados por servidores (as) e magistrados (as), disponibilizam seus respectivos produtos para testes aos usuários finais nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) credenciados como tribunais pilotos. Serão três meses de testes.

Saiba mais: Iniciativas selecionadas no Programa Startups JT entram em fase de testes nos TRTs

Justiça do Trabalho premiada

O TRT da 5ª Região (BA) foi agraciado em duas categorias. A desembargadora Débora Maria Lima Machado, que é conselheira representante da região Nordeste do CSJT; além da diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-5 (BA), foram agraciadas com os prêmios “Liderança Exponencial” e “Executivo de Tecnologia” entre os tribunais trabalhistas.

Na Categoria Pessoas - Inovação, os prêmios foram para juiz auxiliar da Vice-Presidência do TRT da 4ª Região (RS) Rodrigo Trindade de Souza, e para o Chefe da Divisão de Inovação do TRT-13 (PB), Marcelo Moura, que recebeu uma menção honrosa.

Os TRTs 13 (PB) e 8 (PA/AP) conquistaram os prêmios na Categoria Projetos - Inovação Social. O tribunal paraibano ficou em primeiro lugar, com o “Projeto Emprega Margaridas”, enquanto que o tribunal do Pará e Amapá garantiu a terceira colocação com o “Jornada Cidadã - juntos construindo um Brasil - Oiapoque/AP”.

Na categoria Projetos - Laboratórios de Inovação, o TRT-4 (RS) conquistou o primeiro lugar com o “Laboratório de Inovação - LINOVA TRT4”, além do terceiro lugar em “Inovação na Gestão” com o sistema “PANGEA - ferramenta para segurança jurídica”. 

Os TRTs 13 (PB) e 21 (RN) também receberam menção honrosa com o “Primeiro Diário da Justiça Acessível do Poder Judiciário Nacional”, do TRT da Paraíba, além do “Projeto Garimpo”, do tribunal do Rio Grande do Norte.

Confira a lista completa dos agraciados e agraciadas

(Secom/TST)

Rodapé Responsável DCCSJT