Notícias

Voltar Justiça do Trabalho adere à campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

A mobilização nacional da “Faça Bonito” marca o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Ministro Evandro Valadão com as representantes do FNPETI, Katerina Volcov (esquerda) e Faça Bonito, Karina Figueiredo (direita). (Foto: Felipe Sampaio - Secom/TST)

Ministro Evandro Valadão com as representantes do FNPETI, Katerina Volcov (esquerda) e Faça Bonito, Karina Figueiredo (direita). (Foto: Felipe Sampaio - Secom/TST)

10/4/2023 - A Justiça do Trabalho firmou parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT de adesão à campanha “Faça Bonito” de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A parceria foi firmada através do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e envolverá os tribunais do Trabalho em todo o país.

A mobilização nacional marca o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida para relembrar o “Caso Araceli”, uma menina de apenas oito anos de idade, que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES).

Proteção

De acordo com o coordenador nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, ministro Evandro Valadão, a parceria representa mais um marco importante para o programa na constante luta pela proteção aos direitos da infância. Para o ministro, é fundamental a ação conjunta de instituições em causas que são comuns.

“Ações conjuntas de instituições públicas e da sociedade civil, como a Faça Bonito, tendem a ser mais efetivas por meio de parcerias como essa”, disse. "Proteger crianças e adolescentes de graves violações é um dever de toda a sociedade, de modo que a Justiça do Trabalho precisa ampliar cada vez mais seu campo de cooperação não somente no enfrentamento ao trabalho precoce, mas no combate à exploração e ao abuso sexual", completou.

Parceria fundamental

Para a coordenadora do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo, a adesão do Judiciário Trabalhista à Faça Bonito representa a inclusão de uma importante parceria institucional, especialmente no enfrentamento a uma das piores formas de trabalho infantil: a exploração sexual.

“Acho fundamental ressaltar que essa parceria com a campanha Faça Bonito reafirma o compromisso da Justiça do Trabalho com a proteção e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes e a eliminação da exploração sexual como uma das piores formas de trabalho infantil”, disse a assistente social.

A reunião que formalizou o acordo contou com a participação do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que foi representado pela secretária-executiva do FNPETI, Katerina Volcov.

Faça Bonito!

A campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes.” tem o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Neste ano, a ação chega a sua 23ª edição. 

Organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, a ação anual busca, por meio da atuação em rede, fortalecer o sistema de garantia de direitos preconizado no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Conheça mais sobre a Faça Bonito e o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.

Confira mais fotos da reunião.

(Secom/TST)

Rodapé Responsável DCCSJT