Notícias

Voltar Justiça do Trabalho participa do Fest Labs 2022

O Festival Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário contou com a presença de 86 órgãos do Poder Judiciário, incluindo 20 TRTs, o TST e o CSJT.

1º/12/2022 - A Justiça do Trabalho participou, nesta quarta-feira (30/11), do Festival de Inovação do Judiciário Brasileiro 2022 (Fest Labs 2022), realizado em Pernambuco. O evento contou com a presença de 86 órgãos do Poder Judiciário, incluindo 20 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho Cláudio Brandão participou da abertura do evento representando o presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa. Cláudio Brandão destacou a importância da inovação e de sua maior missão, buscar meios de melhorar o atendimento da sociedade. “Tudo que fizermos no campo tecnológico, só tem um sentido, se pensarmos no cidadão brasileiro”, disse. “Inteligência não é artificial. Sempre há o ser humano na origem e no destino”, completou.

Ministro Cláudio Brandão falando na abertura do eventoAo destacar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) como um modelo de grande inovação da última década no Poder Judiciário, o ministro destacou como a ferramenta se mostrou essencial para o funcionamento da Justiça durante o período de isolamento na pandemia de covid-19.. “Graças a esse sistema, o Judiciário pôde trabalhar de forma remota durante a pandemia, atendendo à sociedade de forma célere e eficiente”.

Também esteve presente ao evento o secretário-geral do CSJT, o juiz do Trabalho Bráulio Gabriel Gusmão, que, quando esteve à frente da Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), participou do processo de desenvolvimento de dezenas de ferramentas responsáveis pela celeridade de diversas áreas do judiciário.

Fest Labs

O festival foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e pela Escola da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), sob a coordenação do Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias) e parceria com o CNJ. Diversos laboratórios de inovação dos tribunais participaram do evento.

Nathália Valente/AJ - Com informações do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)

Rodapé Responsável DCCSJT