Notícias

Voltar Justiça do Trabalho vai iniciar consulta pública de metas nacionais de 2024 na próxima segunda (12)

A pesquisa poderá ser respondida de 12 a 18 de junho.

Consulta Pública Metas Nacionais para 2024 - Processos Participativos. De 12 a 18 de junho. 

Consulta Pública Metas Nacionais para 2024 - Processos Participativos. De 12 a 18 de junho. 

6/6/2022 - A Justiça do Trabalho quer saber a opinião de quem utiliza os serviços oferecidos para, em 2024, adotar esforços alinhados ao interesse público e em prol da melhoria da prestação jurisdicional. A Consulta Pública Metas Nacionais para 2024 - Processos Participativos começa na próxima segunda-feira (12) e vai até o dia 18 de junho. 

A sua contribuição é essencial para o aprimoramento da jurisdição e tem, entre os objetivos, cumprir os macrodesafios definidos na Estratégia Nacional do Poder Judiciário de 2021-2026.  Podem participar da pesquisa:
Empregadas e empregados

  • Empresas; 
  • Advocacia, 
  • Integrantes do Ministério Público, 
  • magistradas e magistrados, 
  • servidoras e servidores da Justiça do Trabalho, e
  • Representantes de sindicatos e associações de classe.

A pesquisa será feita de forma unificada em toda Justiça do Trabalho e estará disponível para ser respondida a partir da próxima segunda-feira (12).

Temas

Entre os temas da consulta pública de metas para o próximo ano, está  a percepção de confiança das pessoas na Justiça do Trabalho, a redução do acervo de processos, o incremento e estímulo a formas consensuais de solução de litígios, o investimento em metodologias inovadoras de gestão administrativa e processual, a avaliação dos serviços virtuais, além da adoção de ações relacionadas à Agenda 2030 das Nações Unidas.

Metas nacionais

As metas nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais para aprimorar o desempenho da Justiça.  Um dos objetivos é entregar à sociedade a prestação jurisdicional mais ágil, efetiva e de qualidade. As metas foram criadas em 2009 e resultaram de acordo firmado pelas presidências dos tribunais para o aperfeiçoamento da Justiça.

Desde então, diversos desafios entraram na pauta das metas nacionais, como o aumento da produtividade judicial, a adoção de soluções consensuais de conflitos, a busca pela razoável duração dos litígios judiciais, a celeridade processual, entre outros. A consulta pública de metas da Justiça do Trabalho é construída colaborativamente pelas unidades de Governança e Gestão Estratégica do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

Estratégia Nacional

A Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 foi instituída pela Resolução CNJ 325/2020, após construção democrática e participativa da rede de governança do Poder Judiciário. Assim, foram estabelecidos novos macrodesafios para todo o Judiciário brasileiro. Com esse novo ciclo de planejamento, fortalece-se o processo de formulação participativa e democrática de metas, com a possibilidade de envolvimento de diversos colaboradores na sua elaboração. 

(NV/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT