Justiça e Educação: audiência pública em Caucaia (CE) debate combate ao trabalho infantil
Criado 04/12/25
21 Visualizações
Além da audiência, foi promovida a inauguração de novos laboratórios de informática na rede municipal de ensino. Iniciativas fazem parte do projeto da Justiça do Trabalho “Partiu Aula”.
4/12/2025 - O município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará, foi palco de uma importante agenda nesta quinta-feira (4), que uniu representante do Poder Público e da sociedade civil em um esforço conjunto para fortalecer o combate ao trabalho infantil e estimular a aprendizagem. Além da audiência, foi promovida a inauguração de novos laboratórios de informática na rede municipal de ensino.
A audiência, que foi realizada na Câmara Municipal de Caucaia, faz parte do projeto da Justiça do Trabalho “Partiu Aula”, que integra um conjunto de ações educativas e socioculturais destinadas a promover o trabalho decente e prevenir e erradicar o trabalho infantil, que atinge adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Espaço de debate
Além de representantes da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e da Secretaria Municipal de Educação, a audiência contou com a participação de representantes das escolas da sociedade civil e dos estudantes.
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (CE), desembargadora Fernanda Uchôa, destacou a relevância da proteção à criança e ao adolescente. “É um privilégio dialogar, nesse momento, sobre um tema que exige nosso compromisso e ação imediata: o combate ao trabalho infantil”, disse. “A Constituição estabelece o dever da família, da sociedade e do Estado de assegurar à criança e ao adolescente a proteção integral e prioritária”, completou.
Representando o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a juiza-auxiliar da presidência do TST Izabella Ramos, pontuou o cenário nacional da luta contra o trabalho infantil. "A união de diversos atores sociais e instituições é a estratégia segura para a construção de um futuro onde cada criança e adolescente tenha a dignidade e a oportunidade que merecem”, disse.
Proteção da juventude
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Caucaia tem uma das maiores populações jovens do Ceará e apresenta desafios estruturais marcados pela vulnerabilidade socioeconômica desse público.
Outro dado importante, dessa vez do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho (FNPETI), aponta que, apesar de o Ceará ter reduzido em 81% o trabalho infantil a partir de 2004, municípios como Caucaia continuam apresentando casos recorrentes.
Show de hip-hop
O projeto conta com o apoio do rapper, escritor e ativista social Rafa Rafuagi, que tem realizado bate-papo com jovens da localidade e, nesta sexta, ele vai promover um show para cerca de 400 alunos na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (CE).