Notícias

Voltar Ministro Emmanoel Pereira inaugura totem interativo em Macaíba (RN) 

Segundo o presidente do TST, os totens levam a Justiça do Trabalho a lugares onde ela ainda não atua fisicamente

Instalação do totem interativo da Justiça do Trabalho em Macaíba (RN)

Instalação do totem interativo da Justiça do Trabalho em Macaíba (RN)

7/10/22 - Macaíba, no Rio Grande do Norte, é a terceira cidade do país a ser interligada pela rede de Totens Interativos de Informação da Justiça do Trabalho. O novo equipamento foi entregue, nesta sexta-feira (7), em cerimônia que contou com a presença do ministro Emmanoel Pereira, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

A cidade escolhida para a instalação do totem fica na Grande Natal e tem 83 mil habitantes. As demandas trabalhistas locais são atendidas pelas Varas do Trabalho da capital, e o equipamento está disponível no hall de entrada do Fórum Municipal Ministro Tavares de Lyra, onde funcionam as varas da Justiça Estadual. Além desse, já foram instalados totens em Itaberaí (GO) e Serrinha (BA), localidades que também não têm Varas do Trabalho.  

“Esses totens continuarão sendo instalados porque eles levam a Justiça do Trabalho a locais onde ela ainda não atua fisicamente”, afirmou o ministro. “Esse equipamento permite que advogados e partes consultem informações úteis sobre os processos e até retirem uma certidão negativa”. Para o presidente do TST e do CSJT, o totem também é um facilitador para o trabalho do advogado que atua na região de Macaíba. 

A desembargadora Maria do Perpétuo Wanderley de Castro, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN), destacou que, a partir de agora, qualquer interessado, no limite do acesso à informação, pode obter informações e certidões e saber tudo sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho.

Segundo o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, a chegada do equipamento ajudará muito o cidadão do município. “Essa parceria entre Justiça do Trabalho e Justiça Estadual não é boa somente para Macaíba, mas para todo estado”, avaliou.

(Com informações do TRT-21)

Rodapé Responsável DCCSJT