Notícias

Voltar Novos vídeos da campanha “Liberdade no Ar” alertam para riscos do tráfico de pessoas

Série aborda perigos das ofertas tentadoras e será veiculada em locais como aeroportos e rodoviárias. TST e CSJT apoiam a iniciativa.

Notebook exibindo vídeo da série Expectativa x Realidade da campanha Liberdade no Ar

Notebook exibindo vídeo da série Expectativa x Realidade da campanha Liberdade no Ar

26/07/23 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou, neste mês, a segunda parte da campanha “Liberdade no Ar”, que visa conscientizar viajantes e trabalhadores em terminais de passageiros em diferentes modos de transporte sobre a existência, os riscos, os indícios e as formas de denunciar o tráfico de pessoas. 

Na temporada de 2023, a campanha alerta para falsas propostas de trabalho no exterior, principalmente em atividades ligadas à tecnologia da informação, e para a exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão em safras de frutas.

A iniciativa do MPT conta com o apoio do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) desde setembro de 2022. 

Além disso, por iniciativa do presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, foi criado, em janeiro deste ano, um grupo de trabalho para desenvolver um programa institucional sobre a temática.

Expectativa x Realidade

Dois novos vídeos da campanha têm como tema o slogan “Expectativa x Realidade” e retratam duas histórias reais de tráfico de pessoas identificadas este ano no Brasil. Eles são inspirados em casos reais de tráfico de pessoas identificados em 2023. 

As produções serão publicadas nos perfis do TST nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter). 

Websérie

Também faz parte da nova fase da campanha uma websérie, com transmissões ao vivo no YouTube, no canal da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad). Ela abordará informações sobre o tráfico de pessoas para contribuir no entendimento sobre o tema. 

 

(Juliane Sacerdote/CF)

Rodapé Responsável DCCSJT