Notícias

Voltar Outubro Rosa: Justiça do Trabalho incentiva ações da campanha em todo o país 

Com o fim do mês de conscientização contra o câncer de mama, diversas ações foram ou ainda serão realizadas nos tribunais do trabalho.

30/10/2023 - Como forma de incentivar a detecção precoce do câncer de mama, a Justiça do Trabalho adotou diversas ações de conscientização sobre o câncer de mama. Várias dessas ações foram coordenadas por gestoras e gestores do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Superior do Trabalho e nos Tribunais Regionais do Trabalho.

No TRT da 22ª Região (PI), por exemplo, o tribunal organizou a palestra “Outubro Rosa: Saúde da Mulher e Combate ao Câncer de Mama”, com o médico especialista em cirurgia oncológica, Thiago Pereira Diniz. Já o TRT-19 (AL) vai promover, nesta terça (31), palestra com a médica Daniella Viegas sobre câncer de mama para alunos do EJA (Jovens Adultos) em Maceió.

O TRT da 10ª Região (DF/TO) preparou um vídeo de conscientização e dados para as redes sociais, enquanto que o TRT da 2ª Região (SP), promoveu a palestra online "A necessária prevenção ao câncer de mama e seus impactos psicológicos nas mulheres". Já o TRT-1 (RJ) realizou uma entrevista com a Dra. Raquel Araujo Macedo de Brito, médica do TRT, sobre sobre o tema. 

edifício sede do TST e do CSJT iluminada de rosa.No TST, o edifício-sede do tribunal está iluminado na cor rosa desde o início do mês. Outra ação foi a publicação nacional de um post sobre o tema nos perfis dos TRTs pelo país que destacou, inclusive, sobre o risco de câncer de mama em homens.

Ambiente de trabalho

De acordo com o coordenador nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, ministro Alberto Balazeiro, o local de trabalho também pode ser uma importante plataforma para trazer conscientização e resultados práticos na prevenção. “A saúde e segurança no ambiente de trabalho tem como um dos pilares justamente a prevenção”, disse. “Desse modo, os empregadores podem contribuir não apenas com a prevenção de acidentes e afastamentos relacionados às atividades econômicas da sua empresa, mas, também, com a saúde como um todo de suas trabalhadoras”, completou.

Campanha

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure utilizou o laço cor-de-rosa como símbolo da prevenção ao câncer de mama e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). A prova é, desde então, promovida anualmente. 

Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença atinge mulheres de todas as regiões do país, mas Sul e Sudeste têm apresentado maior quantidade de casos e de mortes. O Inca estima que, até o fim de 2023, 73.610 novos casos sejam diagnosticados no Brasil.

Incidência e prevenção

Segundo especialistas, podem contribuir para o aparecimento do câncer o consumo excessivo de álcool, a alimentação desequilibrada, o excesso de peso, a falta de atividade física, além de predisposição genética e histórico familiar de outros casos de câncer.

A comunidade médica orienta as mulheres a realizarem anualmente exames de ecografia mamária e mamografia, em caso de pessoas com mais de 40 anos. Os exames devem ser realizados de forma preventiva, mas se você notar nódulos, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito, inclusive com saída de líquidos, procure imediatamente um médico.

De acordo com o Inca, casos descobertos de forma precoce têm chance de 95% de curso. 

(Maria Rebeca/JS/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT