Notícias

Voltar Parceria com Escola Nacional de Administração Pública é apresentada a gestores da Justiça do Trabalho

O webinário foi realizado nesta terça-feira e contou com a participação de representantes do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e da Enap.

 

7/3/2024 - O CSJT promoveu nesta terça-feira (5), o webinário "Cooperação e Desenvolvimento: os benefícios da parceria entre a Justiça do Trabalho e a Enap - diálogo com gestores”. O evento teve o objetivo de apresentar para gestoras e gestores da Justiça do Trabalho de todo o país a importante parceria firmada com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e os seus benefícios para o judiciário trabalhista, para o serviço público e para sociedade como um todo.

Cooperação

Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho firmaram um acordo de cooperação com  a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) voltado para a capacitação e aperfeiçoamento de pessoas no âmbito da Escola Virtual de Governo (EV.G). 
A parceria tem o intuito de impulsionar o desenvolvimento de servidores, otimizar os recursos públicos alocados para as ações de educação corporativa da Justiça do Trabalho, além de democratizar a oferta de cursos autoinstrucionais de temas  de interesse da instituição.

O acordo também possibilita a disponibilização de cursos desenvolvidos pela própria Justiça do Trabalho junto à Plataforma EV.G, de modo a ampliar a oferta de conteúdos aos demais entes públicos e à própria sociedade, uma vez que a plataforma é aberta a todos os cidadãos. Além de hospedar o curso em sua plataforma, a Enap ficará responsável pela gestão acadêmica, emissão de certificados, suporte técnico, dentre outras atividades administrativas da Escola.

Conheça a página da Justiça do Trabalho na Escola Virtual de Governo (EV.G).

Print da tela da página da Escola Virtual do Governo e Justiça do Trabalho. Ao clicar na imagem, vc será direcionado para a página.

Webinário

O evento contou com a participação de representantes das duas instituições, incluindo o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT, Aloysio Corrêa da Veiga, que está no exercício da presidência, e do ministro Cláudio Brandão, diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do TST (CEFAST/TST).

Na abertura do evento, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga ressaltou que a parceria já está produzindo benefícios imediatos e que representa uma maior qualificação de servidores e servidoras da Justiça do trabalho. “A parceria, ao ampliar a oferta de cursos a distância, busca democratizar a oferta de cursos autoinstrucionais de temas de interesse da instituição”, disse. “Desse modo, haverá maior qualificação de nossas servidoras e servidores que ganham acesso a centenas de cursos na plataforma da Escola Virtual de Governo (EV.G)”, completou.

Salto de qualidade

O ministro Cláudio Brandão, por sua vez, destacou que a parceria significa um salto qualitativo para o CSJT, o TST e os 24 tribunais que abraçaram a ideia. “A Enap é uma instituição conhecida pela qualidade do seu corpo docente e pela qualidade dos seus cursos. Nós teremos acesso a cursos de excelente qualidade e conteúdo vasto que permitirá a todos os nossos gestores um aperfeiçoamento profissional e resultará em uma melhor qualidade do serviço público brasileiro”, disse.

Universalização do conhecimento

Representando a Enap, a coordenadora-geral de Desenvolvimento de Experiências de Aprendizagem Assíncronas, Danyelle Lemos Barreto,  ressaltou a importância da parceria para os servidores federais, estaduais, municipais e para sociedade como um todo. De acordo com ela, os cursos universalizam o conhecimento na medida que oferece materiais e conteúdos de qualidade. 

“A Enap considera que é de suma importância que os cursos sejam de interesse não só da Justiça do Trabalho, mas para toda a sociedade. E para isso, a equipe pedagógica da Enap está sempre trabalhando em conjunto para que os cursos sejam lançados dentro da plataforma, contendo um material de qualidade para todos”, disse. 

Curadoria

O secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão, explicou como funcionará a disponibilização de cursos e destacou que foi realizada uma curadoria para indicar aos servidores e servidoras quais dos cursos disponíveis na plataforma seriam do interesse da instituição e indicados para o  corpo funcional da Justiça do Trabalho. Foram selecionados 182 cursos pelos centros de formação do TST e do CSJT.

“Para saber quais cursos, dentre os mais de quinhentos ofertados pela plataforma, são interessantes para o servidor do ponto de vista institucional, foi um trabalho de curadoria. Por isso, levando em consideração quais seriam os cursos necessários para a nossa instituição e quais deles que valeriam a pena que nossos servidores fizessem, a nossa equipe separou 182 cursos”, explicou.

(Luana Nogueira/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT