PJe-JT começa a funcionar na 2a e na 3a Varas de Teresina a partir desta terça-feira (15) - CSJT2
15/10/2013 - A partir dessa terça-feira (15), a 2ª e a 3ª Varas do Trabalho de Teresina também passam a utilizar o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Desde o começo do mês, o sistema já é utilizado na 1ª e 4ª Varas. A partir de agora, todos os novos processos ajuizados em Teresina devem ocorrer exclusivamente pelo PJe-JT. O sistema também funciona em três Varas do Trabalho do interior do Estado: Valença do Piauí, Piripiri e Uruçuí.
O presidente do TRT-PI, desembargador Francisco Meton Marques de Lima, explicou que a instalação do PJe-JT na Justiça do Trabalho do Piauí segue uma programação para garantir a segurança do funcionamento do novo sistema, considerando limitações técnicas, entre outros fatores, até o alcançar todas as Varas do Trabalho no estado. Ele destaca que o processo eletrônico veio para tornar mais célere a tramitação processual e que, advogados, magistrados, servidores e, principalmente, a sociedade saem ganhando com o novo sistema.
Processo Judicial Eletrônico - É um sistema coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a colaboração dos tribunais brasileiros. O objetivo principal do projeto é padronizar os atos processuais de forma eletrônica, em cumprimento à Lei n. 11.419/2006, levando em conta as peculiaridades dos vários ramos da Justiça.
As operações com o PJe exigem certificação digital - tanto para os magistrados e servidores da Justiça como para os advogados - e também para as partes que queiram acompanhar a tramitação do processo pela internet. É necessário, portanto, que aqueles que ainda não o fizeram, providenciem seu cadastro com a maior brevidade possível.
Fonte: TRT-PI
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







