Notícias

Voltar Plataforma do TRT da 12ª Região (SC) que decodifica provas digitais já pode ser utilizada por outros tribunais

TRT da 4ª Região (RS) já vinha utilizando o Veritas como piloto e agora será o primeiro Regional a testar a versão “multitribunal”

Na imagem, arte de mulher indicando local em mapa

Na imagem, arte de mulher indicando local em mapa

05/06/2023 - O sistema que trata provas digitais desenvolvido pelo  Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) está pronto para ser usado pelos demais tribunais do trabalho. A nova versão do Veritas, a 4.0, entrou em funcionamento no dia 19 de maio e traz as adaptações necessárias para isso.

O TRT da 4ª Região (RS, que já vinha utilizando o Veritas como piloto, será o primeiro a usar a versão batizada como “multitribunal”. Para acertar os detalhes, as equipes da Secretaria de Execução e Precatórios (Sexec) e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TRT-12 reuniram-se com colegas do Rio Grande do Sul no dia 19 de maio. Reunião semelhante ocorrerá nesta terça-feira (7) com o TRT da 8ª Região (AP/PA), o próximo que adotará a versão 4.0.

O Veritas converte para relatórios “amigáveis” e mapas dados de localização das operadoras de telefonia e do Google que servem de provas digitais no processo. Só assim o juízo pode visualizar (em forma de mapas) e interpretar essas informações, pois originalmente elas são codificadas.  

Novo leiaute

Além da adaptação para utilização por outros tribunais, a nova versão recebeu diversas melhorias. Está com um novo leiaute, mais ergonômico e prático. Também foram feitos aperfeiçoamentos na usabilidade, na aplicação de filtros, nos mapas e na transição de mapas e relatórios.

As informações de projeto e análise são mostradas na tela e nos relatórios, bem como o arquivo que foi carregado. O carregamento de arquivos, por sua vez, ficou mais estável e rápido, com diversos erros corrigidos.

Para o servidor Gustavo Nunes e Castro, assessor da Coordenadoria de Pesquisa Patrimonial e Provas Digitais, vinculada à Sexec, a versão 4.0 vem sendo considerada um “marco” pela equipe de trabalho que desenvolveu a plataforma.  “Ela será capaz de conduzir o Veritas a um excelente rumo, embora saibamos que ainda há muito a desenvolver sobre esta base que foi criada”, afirma.

Como solicitar

Para solicitar o compartilhamento da plataforma, o TRT interessado deve entrar em contato com a Coordenadoria de Pesquisa Patrimonial e Provas Digitais, pelo e-mail copep@trt12.jus.br ou telefone (48) 3216-4263

Fonte: TRT da 12ª Região (SC)

Rodapé Responsável DCCSJT