Notícias

Voltar Presidente do TST e do CSJT participa de posse da nova direção do TSE

Ministro Emmanoel Pereira acompanhou a cerimônia nesta terça-feira (22).

Edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral.

Edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral.

22/2/22 - O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Emmanoel Pereira, acompanhou, nesta terça-feira (22), a posse dos novos dirigentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram empossados os ministros Edson Fachin, como presidente, e Alexandre de Moraes, como vice-presidente. 

Em razão das restrições sanitárias decorrentes da pandemia da covid-19, a cerimônia foi realizada de forma presencial apenas para integrantes do TSE e de forma on-line, pelo canal oficial do TSE no YouTube, para as demais autoridades, convidados e jornalistas.

Durante seu discurso de posse, o ministro Edson Fachin destacou que, sob sua gestão, a Justiça Eleitoral estará sempre aberta ao diálogo e ao aprimoramento e que seu objetivo principal será garantir a paz e a segurança das eleições deste ano, em que a Justiça Eleitoral completa 90 anos de existência. 

“Iremos primar pela transparência, pela formação de alianças estratégicas com entidades interessadas na prevalência do clima de paz na esfera pública brasileira, pelo aperfeiçoamento constante dos serviços prestados pela justiça eleitoral, pela revisão de processos de auditoria, e pelo mapeamento de vulnerabilidades dos nossos sistemas”, afirmou.

O presidente do TST felicitou, em nome da Corte, os ministros empossados e desejou sucesso na condução dos trabalhos durante a gestão. "Ambos são grandes juristas, conhecedores do sistema de Justiça, e certamente farão uma grande gestão”, ressaltou. “A Justiça Eleitoral é um dos alicerces na consolidação da democracia, assegurando a autenticidade das eleições e a aplicação dos mecanismos que permitem a participação política e a expressão da vontade popular”.

Também participaram da cerimônia o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, entre outros.

(Juliane Sacerdote/TG/CF)

Rodapé Responsável DCCSJT