Notícias

Voltar Presidente do TST e do CSJT participa do lançamento Programa Trabalho, Justiça e Cidadania no TRT-2 (SP)

A iniciativa da Anamatra tem por objetivo aproximar o Poder Judiciário e a sociedade, em especial o público formado por estudantes e profissionais da educação.

Ministro com um grupo de estudantes. (foto: TRT-2)

Ministro com um grupo de estudantes. (foto: TRT-2)

22/5/2022 - Na última sexta-feira (19/5), o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) lançou o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania no âmbito do regional. A iniciativa tem por objetivo aproximar o Poder Judiciário e a sociedade, em especial o público formado por estudantes e profissionais da educação.

Criada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o programa visa levar ao conhecimento de cidadãs e cidadãos os direitos garantidos pela legislação brasileira. Presente em diversas cidades do país, o programa tem permitido que magistradas e magistrados do Trabalho se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes como dos profissionais de educação.

A interação ocorre por meio de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita. Saiba mais sobre o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania.

Eliminação das injustiças e das desigualdades

A solenidade contou com a participação do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, e de alunos(as) e professores(as) de uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental (EMEIEF Prof. João Tibúrcio Silva Filho), localizada no município de Barueri-SP.

Ao parabenizar a iniciativa, o ministro Lelio Bentes Corrêa deixou um recado aos estudantes. “O primeiro passo para nós, juntos, eliminarmos a injustiça e as desigualdades é sonhar. Vocês, com toda certeza, vão alcançar”, disse. “Dediquem-se, respeitem os direitos dos outros, mas exijam que seus direitos sejam respeitados, e nos ajudem a construir esse mundo mais justo, fraterno e solidário", completou.

Acesso ao Judiciário

A desembargadora Beatriz de Lima Pereira, presidente do TRT-2 (SP), ao destacar a relevância da iniciativa, ressaltou a importância de ações que permitam que os cidadãos e as cidadãs de todas as idades tenham conhecimento dos seus direitos. 

“É fundamental para a concretização da garantia de acesso ao Poder Judiciário estabelecida na Constituição Federal”, disse. “Nós, juízes, repassamos alguns conhecimentos sobre o direito, e vocês, jovens estudantes, enriquecem as nossas vidas nos repassando as suas vivências. Dessa troca saímos todos enriquecidos e fortalecidos para a construção de uma sociedade mais justa”, concluiu.

O juiz do Trabalho Bruno José Perusso, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra-2), também participou da solenidade, juntamente com diversas outras autoridades do TRT-2 (SP), da Anamatra e do Amatra-2.

Com informações do TRT da 2ª Região (SP)

Rodapé Responsável DCCSJT