Notícias

Projeto educativo de enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo chega à ECIT Escritor Virginius da Gama e Melo, em Campina Grande

2ª edição da iniciativa teve início no dia 5 e já passou pela Escola Professora Argentina Pereira Gomes, em João Pessoa, e pela ECIT Oswaldo Trigueiro, em Alagoa Grande.

Fotografia com a presença de um homem com microfone na mão e algumas pessoas ao lado sentadas.

27/11/2025 - A ECIT Escritor Virginius da Gama e Melo, localizada no bairro das Malvinas, em Campina Grande, recebeu, na última quinta-feira (27), o projeto “Arte, Educação e Informação como Estratégias de Enfrentamento ao Trabalho Escravo Contemporâneo”, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). A iniciativa teve início no dia 5 de novembro e já passou pela Escola Professora Argentina Pereira Gomes, em João Pessoa, e pela ECIT Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Melo, em Alagoa Grande. 

O projeto é uma iniciativa do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante do Regional paraibano. A ação contou com apresentação de peça teatral pelo grupo “Justiça em Palco”, do TRT-PB, ilustrando como ocorre o aliciamento de trabalhadores, e de palestra com informações sobre o trabalho análogo ao de escravo.

“Quando os escravizados foram formalmente libertos, eles não tiveram oportunidades, eles não tiveram uma política pública que lhes apoiasse. Então, estamos aqui para falar com vocês sobre a falta de oportunidades lá atrás, quando o Brasil aboliu a escravidão, que reverbera, como consequência, até hoje, no que entendemos como trabalho escravo contemporâneo”, explicou o cogestor do Programa, o juiz do trabalho, George Falcão.  

A iniciativa ainda passará por uma escola da capital paraibana, localizada no bairro de Oitizeiro, para levar o conhecimento sobre o trabalho escravo contemporâneo para estudantes do Ensino Médio.

 

Fonte: TRT 13ª Região


Rodapé Responsável DCCSJT


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br  
Telefone: (61) 3043-4907