Notícias

Voltar Prova objetiva do 2º Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho foi realizada neste domingo (14)

Mais de 8,7 mil candidatas e candidatos realizaram a prova em todo o país.

As provas foram aplicadas nas 24 cidades-sede dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). (Foto: Marcela Albres - TRT-24)

As provas foram aplicadas nas 24 cidades-sede dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). (Foto: Marcela Albres - TRT-24)

14/5/2023 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizou, neste domingo (14/5), a prova objetiva do 2º Concurso Público Nacional Unificado para Ingresso na Carreira da Magistratura do Trabalho. As provas foram aplicadas nas 24 cidades-sede dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

O certame é destinado ao provimento de 300 cargos vagos de juíza ou juiz do Trabalho substituto (a) para atuarem nos TRTs e nas Varas do Trabalho do país. Para a aplicação da prova objetiva, a Comissão Executiva Nacional do concurso teve o apoio das comissões locais e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que presta os serviços técnicos especializados.

Das 12.173 pessoas aptas a realizar a prova, 8.739 estiveram presentes nos locais de prova. O percentual de ausências ficou em 28% (3.434 não compareceram).

Próximas etapas

Além da prova objetiva, os candidatos e as candidatas se submeterão a exames escritos, prova oral e avaliação de títulos. Acerca da divulgação dos gabaritos e recursos da prova objetiva, o edital prevê as seguintes etapas:

  • 16 de maio - Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva: 
  • 17 e 18 de maio - Interposição de recursos contra a prova;
  • 20 de junho - Realização da sessão de julgamento dos recursos;
  • 22 de junho - Publicação do gabarito definitivo da prova objetiva.

Confira os editais publicados para mais informações.

Normalidade

A Comissão Executiva Nacional do concurso esteve reunida ao longo deste domingo, na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, para acompanhar em tempo real a aplicação da prova. De acordo com o presidente da comissão, ministro do TST Hugo Carlos Scheuermann, a execução desta etapa ocorreu conforme o esperado e dentro da normalidade.

“Foi um trabalho de muitas pessoas e nos preparamos bastante, em nível nacional e regional, para que tudo ocorresse dentro da normalidade e estamos bem satisfeitos com o resultado”, disse. “Por ser uma prova aplicada simultaneamente em todas as regiões do país, havia uma preocupação sobre a logística, a coordenação simultânea dos horários e o correto andamento dos trabalhos", completou.

O presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, esteve no tribunal para prestigiar o trabalho da comissão nacional e ressaltou a importância que o concurso tem para reforçar a prestação jurisdicional em toda Justiça do Trabalho, além do modelo nacional representar uma relevante economia de recursos públicos. “Esse formato de concurso capilarizado nacionalmente, sem dúvidas, é muito assertivo, pois permite uma economia de recursos financeiros, logísticos e de pessoal muito maior do que se fosse realizado separadamente por cada tribunal regional”, disse.

Dia das Mães

Advogada Maíra Maria Soares Shirasu segurando a filha no colo. A mulher usa óculos, cabelo amarrado e blusa xadrez. A bebê sorri e está com uma blusa azul. Além da prova objetiva, este domingo (14) também marcou o Dia das Mães. Diversas candidatas precisaram se ausentar da presença de filhas e filhos para realizar a prova, como é o caso da advogada Maíra Maria Soares Shirasu, em Campo Grande (MS), mãe da pequena Naomi Shirasu, de 5 meses. Com a possibilidade legal de dar o suporte alimentar para a filha durante a prova, ela pediu atendimento especial para usar a sala de amamentação. 

"Estamos realizando a introdução alimentar, mas ela depende do aleitamento materno, pois não toma outro leite e nem mamadeira. Quando eu vi essa possibilidade no edital, vi a oportunidade de continuar a buscar o meu sonho”, explicou.

Acesse a página do Concurso Nacional Unificado da Justiça do Trabalho.

II Concurso Nacional Magistratura Trabalhista. Saiba mais.

(Secom/TST)

Descrição da imagem: Fila com candidatas e e candidatos para entrar na sala de aplicação de prova. Homem sentado em carteira coletando as informações.

Rodapé Responsável DCCSJT