Notícias

Voltar Rede de Pesquisa Judiciária na Justiça do Trabalho discute atividades para 2024

A reunião contou com a participação de servidores (as) e magistrados (as) integrantes das comissões regionais de pesquisa judiciária e ciência de dados.

Mulher analisando dados e gráficos impressos e na tela de um notebook

 

3/4/2024 - A Rede de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados da Justiça do Trabalho (RPJSJT) realizou, no último mês, a primeira reunião de trabalho do ano para discutir ações em curso e planejadas para 2024. O encontro contou com a participação de servidores (as) e magistrados (as) integrantes das comissões regionais de pesquisa judiciária e ciência de dados do judicário trabalhista.

Congresso

Entre outros temas abordados, a Secretaria de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados (SEPJD) do Tribunal Superior do Trabalho destacou a possibilidade de participação voluntária de comissões regionais para contribuir com a construção do 2º Congresso de Pesquisa Judiciária, Estatística e Ciência de Dados da Justiça do Trabalho, que deve ser realizado em agosto deste ano.

O encontro também definiu o calendário mensal de reuniões da Rede de Pesquisa da JT em 2024.

Plataforma de compartilhamento

Também foi debatido a criação de grupos de discussão compostos por integrantes das comissões regionais para ações colaborativas entre elas e a secretaria do TST. Uma dessas ações, por exemplo, diz respeito ao desenvolvimento de uma plataforma para compartilhamento de conteúdos, como pesquisas, soluções em ciência de dados e painéis analíticos. 

Além disso, outro grupo temático criado propõe a realização de discussões sobre as implicações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para o fornecimento de dados para pesquisas judiciárias.

Aprimoramento

De acordo com o juiz do TRT da 9ª Região (PR) Leonardo Wandelli, magistrado supervisor da SEPJD, a ação possibilita a ampliação e a qualificação do debate sobre a produção de estudos e análises sobre a Justiça do Trabalho. “Trata-se de uma iniciativa fundamental, que visa não apenas a consolidar a pesquisa judiciária como atividade permanente da Justiça do Trabalho, mas também, a construir conhecimento em redes”, disse.

Pesquisa em Rede

Instituída pelo Ato Conjunto n. 6/TST.CSJT.GP, de 9 de fevereiro de 2023, a RPJSJT é formada pela Comissão Nacional de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados da Justiça do Trabalho (CNPJD), pelas Comissões Regionais de Pesquisas Judiciárias e Ciência de Dados dos TRTs e pela SEPJD. 

Cada TRT deve instituir sua própria Comissão Regional de Pesquisas Judiciárias (GPJ), de caráter permanente, que deverá integrar a Rede e tem competência para gestão, organização e validação de bases de dados, produção de estatísticas e elaboração de diagnósticos sobre a atuação do Poder Judiciário.

Acesse a página da Secretaria de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados do TST e conheça mais sobre o temática no TST e na Justiça do Trabalho.

(Luana Nogueira/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT