Notícias

Selo Somos Conciliadores 2025: começa a fase de apuração dos resultados

Solenidade de premiação para varas do Trabalho e empresas que se destacaram na solução consensual de conflitos será realizada no dia 16/3.

Fotografia de um fundo azul e um círculo com o lema: Somos conciliadores com alguns símbolos ao redor, como: balança, aperto de mãos e reunião de pessoas.

3/2/2026 - O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), informa que, após o encerramento da vigência dos editais em dezembro de 2025, iniciou-se a fase de mensuração e análise de resultados do Selo Somos Conciliadores. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e premiar varas do Trabalho e empresas que demonstraram maior empenho na disseminação da cultura da paz e na redução de passivos trabalhistas.

Critérios de avaliação

Nesta etapa, a Comissão Julgadora — composta por magistrados(as) e servidores(as) do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do tribunal — analisa o desempenho dos participantes em diversas categorias.

Para as varas do Trabalho, a pontuação considera a evolução dos índices de conciliação em conhecimento e execução, além da qualidade da seleção de processos remetidos ao Cejusc (Destaque Triagem Diamante) e iniciativas de capacitação.

Já para as empresas, os critérios incluem, além da evolução dos índices estatísticos, o Destaque Dream Team (disponibilidade e autonomia das equipes jurídicas) e o investimento em programas de compliance e treinamentos voltados à mediação.

Solenidade e premiação

A divulgação oficial dos(as) vencedores(as) e a entrega do Selo Somos Conciliadores ocorrerão em uma solenidade pública no tribunal. Anote a data: 16/3!

As varas do Trabalho vencedoras receberão, além do certificado, o direito de uso das dependências de lazer do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe) por suas equipes.

As empresas premiadas receberão o certificado de reconhecimento e o direito ao uso do selo em sua comunicação institucional, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social e a efetividade jurídica.

O Nupemec ressalta que o objetivo central do programa é valorizar a cooperação entre todos os atores do sistema de justiça para alcançar uma prestação jurisdicional mais célere e humanizada, trabalhando não apenas na solução das ações já distribuídas, mas também na prevenção do litígio e na formação conciliatória de todos(as) os(as) envolvidos(as).

 

Fonte: TRT da 1ª Região


Rodapé Responsável DCCSJT


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br  
Telefone: (61) 3043-4907