Notícias

Voltar Semana da Aprendizagem tem torneio de futebol para acolher jovens de comunidades indígenas

O evento esportivo foi promovido pelo TRT da 24ª Região (MS) e pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul

Atletas das aldeias Jaguapiru e Bororó com o troféu de campeões. Foto: TRT-24 (MS)

Atletas das aldeias Jaguapiru e Bororó com o troféu de campeões. Foto: TRT-24 (MS)

23/8/2022 - O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS) e o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul promoveram, no último sábado (20) e domingo (21), o 1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas. A competição foi realizada no estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, e contou com a participação de 160 atletas de 16 a 20 anos, que representaram as etnias Terena, Guarani e Kadiwéu.

O evento fez parte das atividades desenvolvidas pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem na região. O objetivo foi incentivar a permanência na escola por meio do esporte, combater a exploração da mão-de-obra infantil e fomentar o ingresso adequado ao mercado de trabalho. Além disso, foi o pontapé inicial para a Semana Nacional da Aprendizagem, que está sendo realizada em todo o país entre 22 e 26 de agosto.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho Amaury Rodrigues, que é oriundo da 24ª Região e representou o TST na ocasião,  destacou a atenção dada pelo Poder Judiciário trabalhista e o envolvimento de várias instituições da sociedade Sul-mato-grossense no apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade. “O torneio acolheu, integrou e promoveu o congraçamento de várias comunidades indígenas em sete cidades do Mato Grosso do Sul’, disse. “Parabéns a todos que usam o esporte para edificar e dar oportunidades profissionais para os jovens indígenas”, completou.

Equipes do torneio e organizadores

O desembargador do TRT-24 (MS) João de Deus frisou a importância de dar visibilidade a essas comunidades. "O sentimento é de dever cumprido. Fechamos com o coroamento de todo o evento, feito especialmente em prol da comunidade indígena, que deve ser vista pela sociedade", comemorou o idealizador do torneio, que teve o envolvimento de mais de 60 voluntários na organização, entre magistrados e servidores.

Semana Nacional de Aprendizagem

A gestora regional do programa de aprendizagem, juíza Déa Cubel Yule, lembrou que o torneio foi realizado no fim de semana que antecedeu o início da Semana Nacional de Aprendizagem. "Nós trabalhamos com várias ações para divulgar o nosso programa, que tem como objetivo erradicar o trabalho infantil e estimular que esses jovens ingressem no mercado de trabalho de maneira adequada, que é por meio da aprendizagem", esclareceu.

Durante os próximos dias, até 26 de agosto, os Tribunais Regionais do Trabalho do país promoverão palestras, exposições e audiências públicas sobre o tema, com a participação de órgãos integrantes da rede de proteção da criança e do adolescente, de organizações governamentais e da sociedade civil.

Semana da Aprendizagem 2022 - Aprender é Crescer - Dê um start na sua vida profissional

Campeões

O time de Dourados, formado por atletas das aldeias Jaguapiru e Bororó, foi o campeão do 1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas. A equipe ganhou de 2 x 1 do time de Sidrolândia/Dois Irmãos.

Com informações do TRT da 24ª região (MS)

Rodapé Responsável DCCSJT