Notícias

Voltar Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho começa dia 18 no TST

Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho começa dia 18 no TST

 
Do dia 18 a 20 de setembro será realizado na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) o 2º Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Iniciativa do TST, por meio do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Programa Trabalho Seguro, e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, o evento tem o objetivo de ampliar o debate acerca da saúde e da segurança no meio ambiente do trabalho e também difundir o conhecimento especializado a respeito das causas, consequências e medidas preventivas de acidentes de trabalho.
 
Anualmente, o TST e os 24 Tribunais Regionais do Trabalho julgam milhares de processos decorrentes de acidentes de trabalho. Por esta razão, serão levantados temas como a causalidade dos acidentes, as suas múltiplas repercussões, a gestão de risco nas organizações, as tutelas judiciais preventivas cabíveis, a atuação das instituições públicas a respeito do tema, além de experiências e políticas bem-sucedidas. Esses serão alguns dos temas tratados nos três dias de debates, que contarão com a participação de magistrados, membros do Ministério Público, médicos do trabalho, procuradores e auditores do Ministério do Trabalho e Emprego, desembargadores, juízes, advogados, professores e estudiosos das diversas áreas do conhecimento envolvidos no problema. Confira a programação.
 
Em entrevista ao Portal TST, o desembargador Sebastião Geraldo Oliveira, gestor nacional do programa, disse que devido ao crescimento acentuado do número de acidentes, tanto de pessoas diretamente envolvidas, quanto de usuários, o setor de transporte foi escolhido pelos gestores do Programa Trabalho Seguro do TST como prioridade para atuação em prevenção em 2013. "Basta dizer que a Previdência Social, nas suas estatísticas, reconheceu no ano de 2011 um número elevado de acidentes no setor", observou o desembargador.
 
Sebastião Geraldo Oliveira destacou que, "para se ter uma ideia, ocorreram 100.230 acidentes de trajeto em 2011, oficialmente reconhecidos pela Previdência como acidente de trabalho". Dados do Ministério da Previdência e Assistência Social de 2011 registram 29.589 acidentes de trabalho relacionados a transporte terrestre, incluindo, entre outros, transporte ferroviário, metroferroviário, rodoviário de passageiros e de carga. 
 
O evento terá a abertura do presidente do TST e do CSJT, ministro Alberto Reis de Paula, e a participação de profissionais renomados como palestrantes. A conferência magna de abertura será realizada pelo juiz e pós-doutor em Direito, dr. Ingo Wolfgang Sarlet, que irá proferir a palestra “O Direito fundamental ao meio ambiente do trabalho saudável”.
 
Podem participar os membros da Magistratura, do Ministério Público do Trabalho, advogados, professores, trabalhadores, estudantes, empregadores, estudiosos e demais interessados. O evento representa o compromisso da Justiça do Trabalho com a promoção da saúde e segurança do trabalhadores do Brasil. Participe!
 
Serviço:
 
Incrições aqui
 
Data: 18, 19 e 20 de setembro de 2013 
 
Local: Tribunal Superior do Trabalho, Bloco "B", Térreo, Plenário "Ministro Arnaldo Lopes Süssekind". Brasília - DF.
 
Endereço: SAF Sul, Q. 8, lt 1, bloco A/B. Brasília - DF. CEP 70070-600
 
Telefone: (61) 3043-4236 - Fax (61) 3043-4235
 
(Fonte: Ascom CSJT)
 

Rodapé Responsável DCCSJT