Notícias

Voltar Sistema de Cálculo Único da JT (e-Calc) vai ser modernizado

O sistema de Cálculo Único da Justiça do Trabalho (e-Calc) vai ser modernizado para adequação às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e recentes mudanças na legislação. Para que as atualizações possam ser concretizadas, o comitê responsável pelo sistema retomou as atividades nesta segunda-feira (05/09).

Uma das mudanças previstas na nova versão do e-Calc é a adaptação ao padrão de numeração única e aos códigos de identificação das parcelas calculadas, conforme o padrão estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça. Os módulos de cálculo rápido, acordos, correção monetária e de juros também vão ser revisados para adequação às mudanças na lei relativas a procedimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Fazenda Pública.  
A nova versão do sistema está sendo utilizada em caráter experimental pelos Tribunais Regionais do Trabalho da 20ª (SE) e da 23ª Região (MT), e permitirá, conforme explicou o coordenador do comitê, Desembargador Osmair Couto (Presidente do TRT da 23ª Região/MT), que “as partes saibam a qualquer momento o valor dos débitos trabalhistas”. Uma fábrica de softwares será contratada para fazer as adaptações definidas.
O comitê gestor e-Calc (CGCalc) é integrado pelos servidores Bruno Azalim da Costa (TRT da 3ª Região/MG), Carlos Aita (TRT da 4ª Região/RS), Alacid Corrêa Guerreiro (TRT da 8ª Região/PA-AP), Eduardo de Oliveira Ramos (TRT da 10ª Região/DF-TO), e José Alberto Vieira (TRT da 20ª Região/SE).
(Patrícia Resende/CSJT)

Rodapé Responsável DCCSJT