Notícias

Voltar Transformação digital é debatida no segundo encontro virtual de liderança digital para mulheres

O evento teve grande procura por inscrições, e as vagas foram esgotadas no dia 2 de fevereiro.

2º edição do Ciclo de Encontros Virtuais Liderança Digital para Mulheres

2º edição do Ciclo de Encontros Virtuais Liderança Digital para Mulheres

08/02/2023 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho promoveu, nesta quarta-feira (8), o segundo Ciclo de Encontro Virtuais: Liderança Digital para Mulheres. A diretora sênior de Liderança, Cultura, Pessoas e DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) da consultoria Gartner, Gabriela Vogel, apresentou o tema "Entendendo a Transformação Digital". O encontro virtual tem como objetivo fomentar a participação de magistradas e servidoras na área da Tecnologia da Informação no Judiciário Trabalhista. 

Na abertura do encontro, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, disse que a TI cumpre, hoje, uma função estratégica no Poder Judiciário e, particularmente, na Justiça do Trabalho. “Temos hoje no Brasil, no primeiro e segundo graus, mais de 99% dos processos tramitando em meio eletrônico. Como todas as vantagens que daí advêm, sobretudo em termos de economia, de papel, de aumento de celeridade, vêm também os desafios da inclusão digital e da segurança”, afirmou. 

Transformação digital

Gabriela Vogel falou sobre a transformação digital entre diferentes setores: bancários e financeiros, energia e utilidades, cuidados com a saúde, varejo, setor público, telecomunicações, manufatura e seguros, e explicou as várias etapas desse processo: fundações digitais (sistemas de acesso a banco de dados), otimização digital (utilização dessa fundação) e transformação digital (criação de novos produtos e serviços usando a plataforma digital existente). 

A diretora destacou que, se na iniciativa privada esse processo representa receita, no serviço público ele representa o aumento da quantidade de usuários. “As pessoas que utilizam os serviços e o nível de qualidade deles são indicadores de satisfação, de onde o serviço público gera o seu valor”, ressaltou. “Uma transformação, do ponto de vista do serviço público, é a instituição começar  a utilizar parte das informações coletadas para criar produtos novos”. 

Gabriela Vogel, palestrante no 2º Encontro Virtual Liderança Digital para Mulheres

Sobre o encontro

O evento faz parte de um ciclo de encontros virtuais que será predominantemente ministrado por profissionais femininas com destaque na área. O projeto visa desmistificar tabus e incentivar a participação feminina em um tema estratégico para as organizações. O primeiro encontro ocorreu em dezembro 2022, e o próximo está previsto para ocorrer em março. 

(Nathalia Valente/CF)

Rodapé Responsável DCCSJT