TRT-10 - Desembargador Mário Caron faz palestra sobre segurança no trabalho para operários - CSJT2
18/10/2013 - Na manhã desta sexta-feira (18), o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) Mário Caron proferiu uma palestra sobre segurança no trabalho para cerca de 500 operários da construção do complexo Park Sul, no Guará, a 10 quilômetros do centro da cidade. O evento faz parte das ações do Programa Trabalho Seguro e compõe a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho.
Em sua palestra, o desembargador abordou a necessidade de os trabalhadores observarem atentamente as regras de segurança e utilizarem adequadamente os equipamentos de proteção. “Trabalho é dignidade para o ser humano e o pilar de toda sociedade. Nós temos que avançar socialmente sobre essa questão. O cumprimento de jornada excessiva tem sido a principal causa de acidente de trabalho”, apontou Mário Caron.
Segundo ele, o mundo está longe de se tornar uma sociedade perfeita no que diz respeito ao às leis do trabalho. O desembargador citou em seu discurso números impressionantes sobre as mortes por acidente de trabalho. De acordo com estudos, mais de um milhão de trabalhadores morreram devido ao problema em todo o planeta, em apenas dez anos. Em 2005, a média registrada era de quatro mortes por minuto no mundo e cerca de 200 por hora.
“No Brasil, de 2002 a 2008, foram sete mortes de trabalhadores por dia e 41 deixaram o trabalho definitivamente por causa de acidente de trabalho. Esses são apenas os dados oficiais. Na realidade, é muito mais do que isso”, alertou o desembargador, que convocou os operários a refletirem sobre os dados. “Vocês fazem parte de uma categoria das mais importantes do nosso País e precisam cuidar da própria segurança. Reflitam sobre essa matança que é o acidente de trabalho”, concluiu o magistrado.
Fonte: TRT-DF/TO
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







