Notícias

Voltar TRT-12 (SC) tem dois projetos selecionados para segunda etapa do programa Startups JT

Poupa Convênio e Concilia JT estão entre as 20 iniciativas que vão disputar dez indicações para serem desenvolvidas nacionalmente.

Edificio-sede do TRT da 12ª Região (SC). (Foto: TRT-12)

Edificio-sede do TRT da 12ª Região (SC). (Foto: TRT-12)

5/6/2023 - Dos 20 projetos selecionados para a segunda fase do programa Startups JT, idealizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), dois tiveram origem no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC): o Poupa Convênio e o Concilia JT. Ao todo, a primeira etapa recebeu 76 iniciativas, que foram analisadas por uma comissão avaliadora.

O programa busca colher, em toda Justiça do Trabalho, boas ideias de inovação e automação de rotinas, mesmo para quem não tenha noções de tecnologia da informação. A intenção do CSJT é resolver problemas e gerar impactos positivos para toda instituição. O anúncio das 20 iniciativas selecionadas para a segunda fase foi feito em abril, de modo que as 10 startups escolhidas para a implementação nacional serão conhecidas neste mês.

Concilia JT

Em funcionamento no TRT-12 (SC) desde março de 2021, a ferramenta utiliza inteligência artificial para calcular as chances de acordo em um processo. O nome escolhido foi “Concilia JT”, de modo que as letras finais da primeira palavra são “IA”, um acrônimo para inteligência artificial. 

O cálculo das chances de acordo, que variam dentro de uma escala de zero (pouco provável) a cinco (muito provável), é feito a partir de modelos estatísticos e de inteligência artificial, desenvolvidos com base no estudo do acervo processual do Tribunal. Depois disso, a ferramenta gera um relatório, que pode ser obtido dentro do PJe. 

Os servidores Marco Vivan e Amandio Delpizzo, da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Setic), foram os responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia. “Receber a notícia de que um projeto foi reconhecido nacionalmente é sempre gratificante, pois além de ser uma grande honra, é um sinal de que o trabalho duro e a dedicação estão sendo valorizados e de que ele está impactando positivamente as pessoas”, aponta Vivan.

O servidor também destacou que o projeto contou com a contribuição de diversos colegas e que, “sem o trabalho em equipe e a colaboração de cada um, ele não seria possível”.

Conheça a equipe do Concilia JT:

  • Marco Vivan, servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação    
  • Isabela Barbosa, coordenadora de Apoio Mediação e Conciliação
  • Fernando Marcon, diretor de secretaria da VT de Palhoça
  • Flávio Lula e Marta Verli, servidores do TRT da 10ª Região (DF/TO)

Poupa Convênios

Compartilhar para otimizar é o que propõe o “Poupa convênios”. Trata-se de um mecanismo de alerta a ser criado no painel do PJe informando que já foi utilizado um convênio judicial contra um determinado réu para, assim, aproveitar, em outros processos contra ele, as diligências e atos processuais realizados anteriormente. A proposta foi classificada em terceiro lugar entre os projetos apresentados no Encontro Inova TRT-SC - Judiciário, em setembro passado. 

Conheça a equipe que integra o Poupa Convênios:

 

  • Éder Braulio Leone, servidor da Coordenadoria de Suporte Operacional
  • Lorena Montagna da Fonseca, servidora da 5ª VT de Florianópolis
  • Sérgio Ernesto Baumann, servidor da 2ª VT de Blumenau
  • Murilo Oliveira Schmitt, diretor de secretaria da 1ª VT de Itajaí
  • Rafael Sandin Knabben, diretor de secretaria da VT de Imbituba
  • Milleni Maya Pettená, servidora da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas

Fase de Lapidação

As equipes das 20 startups selecionadas para a segunda fase do Programa Startups JT estão realizando reuniões semanais com o grupo de curadoria do programa para caracterizar e aprimorar as soluções. Na fase de lapidação, as startups apresentam, de forma mais detalhada, suas ideias e projetos para melhor entendimento, descobertas e modelagem negocial.

Das 20 pré-selecionadas, serão selecionadas dez propostas para compor o Programa Startups JT e serem desenvolvidas nacionalmente pelo CSJT.

Acesse o portal do programa para conhecer e avaliar as 20 startups selecionadas.

Com informações do TRT da 12ª Região (SC).

Rodapé Responsável DCCSJT