Notícias

TRT-AL implanta PJe-JT em maioria das Unidades Trabalhistas

TRT-AL implanta PJe-JT em maioria das Unidades Trabalhistas

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL) instalou o Processo Judicial Eletrônico (PJe)em mais uma unidade trabalhista – a Vara de Trabalho (VT) de Arapiraca. A cerimônia de implantação foi realizada nesta sexta-feira (23) no Gabinete da Presidência do Regional. Agora, já são 86,3% das VT operando com o novo modo de ajuizar ações, restando apenas as unidades de Santana do Ipanema (30) e União dos Palmares (27/9).

A solenidade foi presidida pelo desembargador Pedro Inácio da Silva, presidente do Comitê Gestor Regional, que agradeceu a todos que contribuíram para a implantação ferramenta: “O ideal desse novo sistema é o avanço. Estamos acompanhando os passos da modernidade rumo a uma justiça célere e efetiva”, ressaltou o magistrado, que ainda destacou a importância da prudência, visto que “o momento é de transição e requer cautela”.

Para o juiz titular da VT de Arapiraca, Fernando Falcão, o PJe-JT é um processo irreversível. “Estamos pavimentando a estrada que está sendo trilhada e superando todos os obstáculos para que o alcance social desse processo seja visível”.

O juiz titular da VT de Coruripe, Sérgio Queiroz, também esteve presente, e ressaltou: “É preciso que nos conscientizemos que somos aprendizes. Estamos do mesmo lado dessa batalha, portanto, precisamos nos ajudar para superar os obstáculos, guiados por um sentimento coletivo de transformar o PJe-JT em uma ferramenta de efetiva justiça social”. Em seguida, Queiroz parabenizou o Regional Alagoano pela posição de destaque no sistema jurídico nacional, no que diz respeito à busca da efetividade e celeridade.

Este magistrado ainda frisou que, nesse momento de transição, é imprescindível priorizar a informação, bem como a orientação aos usuários, visto que isso quebrará a resistência diante do novo. Ele ainda avaliou que o sistema só alcançará pleno êxito com a adoção de bom-senso, razoabilidade, tolerância e, principalmente, flexibilidade por parte dos magistrados frente às situações surgidas em função da nova ferramenta.

A primeira ação a tramitar na unidade de Arapiraca foi ajuizada pelo advogado João Timóteo de Andrade, sob o nº. 0010001-51.2013.5.19.0061, cuja audiência foi marcada para o dia 25 de setembro de 2013, às 13h30.

O descerramento da placa foi realizado pela juíza Ana Cristina Magalhães, presidente da Comissão de Implantação PJe-JT, e pelo juiz do trabalho substituto, Edson Françoso.

Também estiveram presentes à cerimônia o diretor da VT de Arapiraca,  Sander Dantas;  o vice-presidente da OAB/AL, Ednaldo Maiorano;  além de advogados e servidores.

(Fonte: TRT 19)


Rodapé Responsável DCCSJT


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br  
Telefone: (61) 3043-4907