Notícias

Voltar Abril Verde: TRT-10 (DF/TO) realiza ação de segurança e saúde no trabalho no Sol Nascente (DF)

A ação será realizada nesta terça-feira (11).

Imagem: pessoa segurando símbolo de conscientização do Abril Verde

Imagem: pessoa segurando símbolo de conscientização do Abril Verde

10/4/2023 - Nesta terça-feira (11), das 10 às 11 horas, o Grupo Interinstitucional do Trabalho Seguro da Décima Região (Getrin-10) vai até o Sol Nascente (DF) realizar um trabalho de conscientização sobre medidas de prevenção de acidentes de trabalho e atendimento primário à saúde dos trabalhadores do setor de reciclagem. A juíza do Trabalho Katarina Roberta Mousinho de Matos Brandão, gestora regional do Programa Trabalho Seguro na Décima Região, vai participar do evento, organizado pelo Getrin em parceria com a Diretoria de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde do DF.

O evento faz parte da programação do Abril Verde, campanha que tradicionalmente promove a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. Durante a ação serão realizadas ações voltadas à atualização vacinal, consultas médicas com foco em LER/Dort, saúde auditiva, cardiovascular e dos olhos, rastreamento de Hepatite B e C e avaliação do estado nutricional e promoção de alimentação saudável.

Abril verde

O mês de abril é marcado, em vários países, como uma época de atenção para os trabalhadores que sofrem acidentes durante suas atividades laborais todos os dias. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.  

No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Desde então, a data é dedicada à discussão e à conscientização da sociedade sobre questões relativas à saúde, à segurança e à prevenção no ambiente de trabalho.

Trabalho Seguro

A iniciativa tem, entre seus objetivos, implementar medidas para contribuir diretamente na redução de acidentes de trabalho e valorização da saúde e da vida dos trabalhadores. O programa foi criado tendo em vista que “a concretização da dignidade da pessoa do trabalhador e dos valores sociais do trabalho são fundamentos do Estado Democrático de Direito”, e que “a proteção ao meio ambiente, nele incluído o de trabalho, é dever constitucional”.

Com informações do TRT da 10ª Região (DF/TO)

Rodapé Responsável DCCSJT