Menu de Navegação

Notícias

null TRT de Goiás comemora 70 anos da CLT com palestras e lançamento de Prêmio de Jornalismo


TRT de Goiás comemora 70 anos da CLT com palestras e lançamento de Prêmio de Jornalismo

Na próxima segunda-feira (20), o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) realiza solenidade em comemoração dos 70 anos da CLT, a partir das 15 horas, no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia. Na ocasião, será feito o lançamento do Prêmio TRT Goiás de Jornalismo, que irá premiar os melhores trabalhos jornalísticos relacionados à Justiça do Trabalho nas categorias radiojornalismo, webjornalismo, telejornalismo, fotojornalismo e jornal impresso.

Estão programadas duas palestras: a primeira proferida pelo sub-procurador geral do Trabalho Edson Braz, com o tema “70 Anos da CLT, ainda pertinente e atual”; a segunda, pela ministra do Tribunal Superior do Trabalhador Delaíde Miranda Arantes, sobre “Atualização das leis trabalhistas no Brasil: 70 anos da CLT e a Emenda Constitucional do trabalhador doméstico (EC72/2013)”.

A celebração trará, ainda, apresentação do Coral Labor em Canto, formado por magistrados e servidores do TRT, e a exibição do vídeo, produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Tribunal, contando a história da criação da CLT e dos avanços e conquistas dos trabalhadores ao longo das décadas.

Paz social

Nesses 70 anos, a CLT passou por atualizações, revogando normas anacrônicas e inserindo outras. Temas como a proteção do trabalho da mulher e do menor e a segurança e saúde do trabalhador passaram por importantes adequações ao longo dos anos, prova de que a CLT vem acompanhando as mudanças sociais e tecnológicas do país.

A CLT marcou a história do direito do trabalho brasileiro, tratando minuciosamente da relação entre patrões e empregados, determinando e delimitando matérias referentes a férias, descanso remunerado, jornada de trabalho, entre outros temas. A importância da CLT vai mais além, abrindo o caminho da pacificação social nas relações entre empregado e empregador.

(Fonte: TRT 18)

Rodapé Responsável DCCSJT

Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Telefone: (61) 3043-7882
E-mail: secom@tst.jus.br