TRT-RJ prioriza conciliação de processos com mulheres como reclamantes na pauta temática "Elas em Pauta" no mês de março - CSJT2
TRT-RJ prioriza conciliação de processos com mulheres como reclamantes na pauta temática "Elas em Pauta" no mês de março
A ação nacional ocorre de 9 a 13/3 e dá visibilidade a questões de gênero no trabalho, promovendo a igualdade por meio da escuta qualificada. Março é o mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

4/2/2026 - O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) realiza, entre os dias 9 e 13/3, a pauta temática "Elas em Pauta" para dar continuidade ao fortalecimento da cultura de conciliação trabalhista. A iniciativa, proposta pelo Núcleo de Apoio à Conciliação e Políticas Públicas (Nacopp) do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é uma ação coordenada que envolve o TST, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e os tribunais regionais, no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.
A campanha, criada para dar visibilidade às questões que atingem de forma diferenciada as mulheres no mundo do trabalho, objetiva utilizar a conciliação como ferramenta de escuta qualificada, empoderamento e pacificação. A ideia é alinhar eficiência processual com compromisso social, em consonância com a missão institucional do TST e do CSJT e com as políticas de atenção às mulheres.
O “Elas em Pauta” ocupa lugar de destaque no calendário temático da Justiça do Trabalho — não apenas como uma pauta especial de audiências, mas como uma política pública de conciliação comprometida com a promoção da igualdade.
Quais processos podem participar? Serão pautadas nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs), de 9 a 13/3, processos em que a parte reclamante seja mulher, bastando que a parte interessada manifeste seu desejo em conciliar.
Como solicitar a inclusão do seu processo? As trabalhadoras ou seus/suas advogados(as) que desejarem solucionar seus conflitos por meio do diálogo podem solicitar a inclusão de seus processos na pauta especial. Para isso, o TRT-RJ disponibiliza o formulário eletrônico "Quero Conciliar", acessível pelo link:
https://trt1.jus.br/web/guest/procedimentos
A desembargadora coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), Mônica Batista Vieira Puglia, entende que o alinhamento ao calendário nacional de conciliações elaborado pelo Nacopp do TST é uma estratégia eficaz para potencializar o impacto social das ações desenvolvidas pelos Cejuscs.
“Ao priorizar processos com reclamantes mulheres no mês de março, o Judiciário sinaliza sensibilidade às especificidades que muitas vezes atravessam esse conflito, permitindo um tratamento de forma mais qualificada, com tempo, escuta ativa e abordagem adequada, aumentando as chances de acordos sustentáveis e efetivos”, destaca a magistrada, que lidera a execução dessa importante iniciativa no TRT-RJ.
Fonte: TRT da 1ª Região
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







