Notícias

Voltar TST/CSJT e Enap assinam termo de cooperação para oferta de cursos a distância

Servidores e cidadãos poderão acessar gratuitamente formações oferecidas pelo Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho na Escola Virtual de Governo. 

Ministro e a presidente da Enap posando para a foto com os termos de acordo em mãos.

Presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, e a presidente da Enap, Betânia Lemos. (Bárbara Cabral - Secom/TST)

13/12/2023 - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) firmaram, nesta quarta-feira (13), termo de cooperação técnica com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para a oferta de cursos a distância por meio da Escola Virtual de Governo (EV.G), vinculada à Enap. A iniciativa possibilitará à Justiça do Trabalho uma estratégia educacional ampliada, com aumento da visibilidade de diferentes conteúdos e ampliação de oportunidades de capacitação na administração pública.

Conforme o presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, a partir da cooperação, cursos desenvolvidos no âmbito da Justiça Trabalhista poderão ser disponibilizados a toda a sociedade. Além disso, será possível intensificar a qualificação de todas e todos que atuam na Justiça do Trabalho. “Nossas servidoras e servidores ganham acesso a centenas de cursos na plataforma da Escola Virtual de Governo e, no exame dessa oferta, constatamos a total aderência às políticas que estamos buscando implementar na nossa Justiça do Trabalho, seja na dimensão dos direitos humanos seja no âmbito da formação técnica para as áreas administrativas e outras áreas específicas, como orçamento, gestão de pessoas, tecnologia da informação e inovação”, destacou.

Democratização do ensino

A presidente da Enap, Betânia Lemos, reforçou que a iniciativa vai ao encontro da democratização do ensino e promove uma troca importante entre o setor público e a sociedade. “A Escola Virtual de Governo é uma plataforma que abriga cursos de diversas escolas e instituições diferentes. Agora, terá a honra de abrigar também os cursos do Tribunal Superior do Trabalho e de toda a Justiça do Trabalho e todos poderão ter acesso a esses e aos demais cursos que temos na plataforma”, explicou.

Na ocasião, o ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, presidente do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do TST (Cefast), reforçou a importância do acordo e a dimensão que a parceria traz à qualificação profissional do quadro de pessoal da Justiça do Trabalho. “Somos o primeiro órgão do Judiciário brasileiro que se hospeda junto à plataforma da Escola Virtual de Governo. É uma iniciativa muito exitosa, pois os cursos da Enap são conhecidos por sua excelência e permitirão que o servidor de Vara do interior da Amazônia ou da Bahia, por exemplo, possa ter acesso à formação qualificada”, observou.

Benefícios

Além disso, como instituição parceira, o TST poderá propor a criação de certificações que atendam às estratégias educacionais de seu interesse, disponibilizando cursos a distância já desenvolvidos ou passando a desenvolvê-los diretamente na EV.G. Será criada, na estrutura da Escola, uma trilha de aprendizagem nos temas de interesse da Justiça do Trabalho, facilitando o acesso por servidores ou qualquer cidadão interessado nas temáticas.

Escola Virtual

A EV.G é o ambiente de cursos a distância da Enap, onde é possível se matricular em formações abertas, gratuitas e com certificação. A plataforma compartilhada reúne cursos promovidos pela própria Enap e por instituições parceiras nacionais e internacionais. Os conteúdos podem ser acessados a qualquer momento, com flexibilidade para o usuário, e estão disponíveis tanto para agentes públicos quanto para a sociedade.

(Silvia Carneiro/NP)

Rodapé Responsável DCCSJT