Notícias

Voltar Unidades de governança de gestão estratégica se reúnem no TST para tratar do planejamento estratégico da Justiça do Trabalho

Durante o evento, também foram debatidos os valores da Justiça do Trabalho, a consulta pública para metas de 2024 e a proposta inicial de metas para o ano que vem.

A reunião técnica reuniu as unidades de governança e gestão estratégica de todo a Justiça do Trabalho.

A reunião técnica reuniu as unidades de governança e gestão estratégica de todo a Justiça do Trabalho.

22/5/2022 - O Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT) promoveu, na última semana, uma reunião de gestoras e gestores de governança de gestão estratégica da Justiça do Trabalho no TST, em Brasília, para tratar, entre outros temas, do planejamento estratégico da Justiça do Trabalho. Durante o evento, também foram debatidos os valores da Justiça do Trabalho, a consulta pública para metas de 2024 e a proposta inicial de metas para o ano que vem.

Além disso, as gestões se reuniram com gestores (as) de várias áreas do CSJT para discutir o plano estratégico vigente (PE 2021-2026), além de debater sobre os desafios da Justiça do Trabalho durante o ciclo. Foram analisados possíveis ajustes em relação a adaptação de cenários pós-pandemia e outras ações que podem ser aplicadas para estabelecer as metas nacionais para os próximos anos.

Conheça as metas da Justiça do Trabalho e do CSJT para o ciclo 2021-2026.

Integração e futuro

Para a coordenadora do Comitê Gestor da Estratégia da Justiça do Trabalho, desembargadora Luciane Storer, do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), o encontro presencial de uma rede de governança tão madura quanto é a do judiciário trabalhista é sempre um evento muito importante para o segmento. “Nós estamos contribuindo com a troca de experiência para a construção do nosso planejamento estratégico e também para a construção das metas que são cobradas pelo Conselho Nacional de Justiça”, disse. “É uma avaliação do que estamos fazendo e também para o nosso próximo futuro", completou.

O secretário de governança e gestão estratégica do CSJT, Rafael Araújo Leal, afirmou que a reunião foi representativa para a integração entre TRTs e CSJT, dado que foram oportunizadas falas dos gestores do Conselho nas áreas de Orçamento e Finanças, Tecnologia da Informação, Governança de Contratações e de Obras, além de Documentação e Memória, Gestão de Pessoas e Comunicação Social. “A riqueza desse contato sinalizou caminhos a serem percorridos de forma colaborativa e transversal, considerando as diversas temáticas tratadas e o trabalho em rede que pode propiciar resultados impossíveis de serem alcançados com esforços isolados. Foi um marco para a evolução da governança e da estratégia da Justiça do Trabalho", disse.

Colaboração em rede

Para o secretário de governança e gestão estratégica do TRT-21 (RN), Dirceu Holanda, os encontros presenciais garantem uma maior troca de experiências, vivências e percepções em relação à Justiça do Trabalho. “É a partir desse compartilhamento é dessa rede de colaborações que a gente consegue alinhar entendimentos, fazer um trabalho colaborativo e também evitar que haja tantas distorções em um país com tanta diversidade de culturas e de portes de tribunais”, afirmou. “Discutimos exatamente esse trabalho em rede e a necessidade de haver uma aproximação maior dos tribunais com o CSJT e vice-versa", concluiu. 

Já o gestor da área no TRT-2 (SP), Márcio Milan, encontros como o da última semana garantem um alinhamento nacional mais coeso e uma visão mais institucional como um todo. “O Brasil é muito grande e tem muitas realidades diferentes, tanto em termos sociais, quanto da própria estrutura da Justiça do Trabalho. Só em um evento como esses nós conseguimos ter essa dimensão”. 

Por fim, o secretário de governança e gestão estratégica do TRT-18 (GO), Robnaldo Alves, destacou a relevância do alinhamento de secretárias e secretários da área para definir o direcionamento que a Justiça do Trabalho tomará  até 2026. “Estamos discutindo aqui metas, objetivos, iniciativas, tudo para o comprimento da nossa missão institucional da Justiça do Trabalho”.

Confira mais fotos da reunião técnica de gestores de governança e gestão estratégica no flickr do CSJT.

(Débora Bittencourt/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT