Banner rotativa - Conciliação Trabalhista

Título do Conciliômetro 2018 - Coluna 30

Conciliação Trabalhista

Dados Finais

Conciliômetro 2019 - Coluna 30

0
28.636
 
GRANDE PORTE: 1º - TRT15          2º - TRT02          3º - TRT01          MÉDIO PORTE: 1º - TRT05          2º - TRT06          3º - TRT12          PEQUENO PORTE: 1º - TRT22          2º - TRT14          3º - TRT16         

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Semana Nacional de Conciliação Trabalhista 2022 é encerrada em cerimônia no TRT-6 (PE)

Um acordo entre Centrais Elétricas de Pernambuco S.A (EPESA) e um ex-empregado, que participou da audiência de forma remota de Portugal,  foi homologado durante a cerimônia de encerramento do evento nacional.

Mesa de encerramento da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022. (foto: TRT-6)

Mesa de encerramento da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022. (foto: TRT-6)

27/5/2022 - A Semana Nacional de Conciliação Trabalhista 2022 chegou ao fim nesta sexta-feira (27/5). Movimentando o Brasil inteiro em mutirões que buscaram o maior número de acordo consensuais entre as partes envolvidas em processo trabalhista, o evento foi oficialmente encerrado em uma cerimônia realizada na sala de sessões do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE).

Um acordo entre as Centrais Elétricas de Pernambuco S.A (EPESA) e um ex-empregado, que participou de forma remota da audiência de Portugal, foi homologado durante o evento de encerramento do evento nacional. O evento contou com a presença da vice-presidente do TRT-6 (PE), no exercício da presidência, e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), desembargadora Nise Pedroso, além do ministro do TST Breno Medeiros, integrante da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação.

Veja também: Justiça do Trabalho lança cartilha sobre conciliação trabalhista

Soluções consensuais
 
O ministro Breno Medeiros destacou que a semana temática traz uma proposta que vai além de encerrar um processo, mas, trazer, de alguma forma, a ideia de pacificação social. “Para além de ser um mutirão de trabalho pela conciliação, a semana tem também o objetivo de sensibilizar e incentivar a sociedade a fazer uso das formas autocompositivas de resolução de disputas”, disse.

Para a desembargadora Nise Pedroso, a conciliação trabalhista aprimora a entrega de um serviço essencial à população e com mais rapidez. “A conciliação se traduz como instrumento que fomenta a pacificação dos conflitos''.

A cerimônia ainda contou com a participação  da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT-PE), Ana Carolina Ribemboim; a juíza auxiliar da vice-presidência do TST e do CSJT e secretária-geral do Conaproc, Kathleen Stamato; o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Igarassu (PE) e coordenador do Cejusc da cidade, Fernando Cabral, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), o advogado Fernando Ribeiro Lins.

Dados da Semana

Dados preliminares do Conciliômetro, apurados até esta quinta-feira (26/5), indicam que a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022 já atendeu 172,3 mil pessoas e movimentou mais de R$ 620 milhões. São mais de 14,5 mil acordos firmados em 51,3 mil audiências realizadas.

Saiba mais: Conciliômetro: acompanhe os números da Semana da Nacional da Conciliação Trabalhista 2022

Os dados provisórios dos cinco dias de evento, que foi realizado de 23 a 27 de maio, têm previsão de serem fechados na segunda-feira (30/5). A consolidação total será apresentada a partir de quarta-feira (1º/6), com o fechamento de todas as bases de dados dos TRTs.

Com informações do TRT da 6ª Região (PE)