Sobre o CSJT

Missão, Visão e Valores

 

Missão do CSJT

“Exercer a supervisão e a uniformização administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, a fim de promover seu aprimoramento em benefício da sociedade”.

Visão do CSJT

“Ser reconhecido perante o sistema de Justiça e a sociedade como órgão promotor da eficiência e da eficácia na governança judiciária da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus”.

Valores

“Ética; Acessibilidade; Agilidade; Eficiência; Transparência; Inovação; Valorização das Pessoas; Sustentabilidade; Efetividade; Comprometimento; Segurança Jurídica; Respeito à Diversidade; Imparcialidade; Responsabilização". 

Atribuições

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) exerce a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus. As decisões do CSJT têm efeito vinculante.

Composição

O CSJT é integrado pelo Presidente e Vice-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e pelo Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, membros natos. Também compõem o Conselho três ministros eleitos pelo Pleno do Tribunal Superior do Trabalho e cinco presidentes de Tribunais Regionais do Trabalho, cada um deles representando uma das cinco Regiões geográficas do País (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte).

Sessões

As sessões ordinárias ocorrem mensalmente durante o ano judiciário. O quórum mínimo para as deliberações do órgão é de sete integrantes. As decisões precisam da aprovação da maioria dos presentes à sessão. Em caso de empate, prevalece o voto do Presidente.

Organização

São órgãos do CSJT a Presidência, a Vice-Presidência e o Plenário.

Histórico

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) foi criado pela Emenda Constitucional nº 45, de 30 de dezembro de 2004, com o acréscimo do art. 111-A.  A sessão de instalação do CSJT ocorreu em 15 de junho de 2005.

 

 

Rodapé Responsável DCCSJT