Notícias

Voltar Juiz de Brasília (DF) usa aplicativo de videoconferência para realizar oitiva de testemunha no Rio de Janeiro

Após ser informado da dificuldade em localizar uma testemunha que reside no Rio de Janeiro, o que vinha atrasando a conclusão de um processo trabalhista que envolve pagamento de horas extras para um ladrilheiro, o juiz Fernando Gabriele Bernardes, titular da 9ª Vara do Trabalho de Brasília (DF), decidiu realizar a oitiva dessa testemunha por meio de videoconferência. O magistrado, que usou o aplicativo Teams, do Pacote Microsoft Office 365, revela que se surpreendeu positivamente com o resultado da experiência e que pretende voltar a utilizar a ferramenta para realizar oitivas.

O processo em questão - uma reclamação trabalhista - é de um trabalhador que laborou como ladrilheiro em obras da empresa reclamada em diferentes localidades, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal. Ele ajuizou a ação para ver garantido seu direito ao recebimento de horas extraordinárias trabalhadas nessas obras. Durante a instrução do processo, o magistrado conta que teve dificuldade em localizar uma testemunha da empresa que reside na capital fluminense. Esse fato, segundo o juiz, causou um atraso de meses na tramitação do processo.

Foi nessa hora que, para tentar impedir novos atrasos, o magistrado optou por tentar fazer a oitiva da testemunha por videoconferência. "Na última audiência designada para encerramento da instrução, com a notícia de que mais uma vez não tinha sido possível localizar a testemunha, resolvi tentar realizar a inquirição pelo aplicativo Teams, disponibilizado pelo Tribunal. Como se tratava de uma única testemunha, em matéria relativamente simples, achei que seria uma boa ocasião para testar a ferramenta", lembra o magistrado.

O resultado positivo da experiência foi surpreendente, conta o magistrado. "Embora o advogado do reclamante tenha enfrentado alguma dificuldade para configurar o seu computador, após solucionado o problema com a ajuda do secretário de audiência, Thiago de Medeiros, a qualidade do áudio estava perfeita. A versão do Teams disponibilizada pelo Tribunal não oferece transmissão em alta resolução, mas para a finalidade do processo a qualidade do vídeo é bastante satisfatória", salienta, ressaltando que o aplicativo Teams, que integra o Pacote Office 365, está disponível para todos os magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO).

Primeira experiência

Esta foi a primeira vez que o magistrado fez uso da ferramenta para a oitiva de testemunhas. Ele revela que, diante do sucesso da experiência, pretende voltar a utilizar a ferramenta em substituição a cartas precatórias inquiritórias. Com o uso do Teams, "será possível realizar concomitantemente a oitiva das testemunhas inquiridas diretamente pelo juízo na sala de audiência e das testemunhas ouvidas remotamente, eliminando assim um antigo questionamento dos advogados sobre a inconveniência do fracionamento da prova testemunhal".

Facilidade

Para o magistrado, a recente popularização das ferramentas tecnológicas pode trazer grandes benefícios à Justiça e aos jurisdicionados, não apenas na instrução processual, mas em qualquer trabalho do gabinete e da secretaria. O software, por exemplo, explica o juiz, pode ser instalado facilmente em qualquer dispositivo móvel e fazer uso de conexão wi-fi, que hoje é disponibilizada gratuitamente em inúmeros estabelecimentos comerciais. Com isso, as partes e os advogados poderiam facilmente participar das audiências remotamente.

"Para as tentativas conciliatórias das audiências inaugurais, talvez esse fosse o meio mais racional. Tenho conversado com advogados a esse respeito e muitos se mostraram receptivos à ideia. Um escritório até mesmo adiantou que vai peticionar requerendo a realização de audiências inaugurais por videoconferência", contou o juiz.

Fonte: TRT da 10ª Região (DF/TO)

Rodapé Responsável DCCSJT