Notícias

Voltar CSJT realiza Encontro de Infraestrutura e Desenvolvimento do PJe

O evento tem como objetivo o  debate do nivelamento, atualização e renovação da infraestrutura tecnológica que suporta o Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Justiça do Trabalho.

Print das tela dos participantes da abertura do evento.

Print das tela dos participantes da abertura do evento.

14/10/2021 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) está promovendo, de 14 a 15 de outubro, o Encontro de Infraestrutura e Desenvolvimento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) 2021. Promovido de forma online pela plataforma do Zoom, o evento, voltado aos servidores do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do CSJT e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), apresentou assuntos técnicos na execução de projetos relativos ao biênio 2020-2022, especialmente com foco nas versões 2.6 e 2.7 do PJe.

A abertura foi promovida pela Secretária-Geral do CSJT, Carolina da Silva Ferreira, que destacou o corpo de técnicos envolvidos na infraestrutura do PJe. “Em tempos de pandemia, conseguimos estar próximos, mesmo que virtualmente, por causa dos colegas que estão conosco no evento, além dos técnicos atuantes em cada tribunal, no Conselho, no TST e em todos os órgãos do Judiciário”, disse. “É muito gratificante poder me dirigir àqueles que fazem essa realidade acontecer”, completou.

Melhorias técnicas e aprimoramentos

O coordenador nacional do PJe na Justiça do Trabalho e juiz auxiliar da Presidência do CSJT, Fabiano de Abreu Pfeilsticker, destacou que o empenho mútuo da equipe foi fundamental para a evolução da ferramenta dentro das necessidades do jurisdicionado. O magistrado também ressaltou a importância de dar continuidade no ritmo de desenvolvimento com ênfase na transição do sistema eletrônico de 1x para 2x. “Esse processo de migração é essencial, por questões de segurança, usabilidade e performance. Algumas tendências da 1x precisam ser apagadas com eficiência, estamos caminhando bem, mas é preciso o empenho de todos nesse sentido”, explicou.

Acerca da nova versão (2.7) do PJe, o coordenador nacional do sistema mencionou alguns dos avanços realizados. “Em relação às melhorias técnicas, temos o aprimoramento do tempo de assinatura de documentos, a unificação dos componentes da interface gráfica, a adaptação ao novo serviço de consulta ao CPF/CNPJ com a Receita Federal feita pelo TST, a compatibilização com o PJeOffice, bem como um grande aperfeiçoamento no download de documentos em pdf”, disse.

Acompanhamento

Do âmbito da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do CSJT, o secretário Luiz Antônio Mendes Garcia, explica que há um esforço gerencial para proporcionar suporte a todos os tribunais. “A Secretaria de Tecnologia tem atuado de forma bastante efetiva. Eu particularmente, tenho reuniões quinzenais com os diretores de TI de todos os tribunais regionais, analisando os problemas e necessidades e procurando oferecer apoio com relação a recursos, aquisição de equipamentos, contratação de serviços, entre outros”, afirmou o secretário.

Para ele, outro elemento relevante é a interlocução com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de modo que haja um alinhamento entre as áreas de tecnologia da informação da Justiça do Trabalho com o CNJ e demais órgãos externos. 

Programação

O encontro anual, previsto na Resolução CSJT 185/2017, terá continuidade nesta sexta-feira (15) e abordará temas como Recuperação de dados no PostgreSQL, Testes de carga, acervo digital e mais novidades da versão PJe 2.7. 

Os participantes receberão certificado, mediante ao registro da presença no formulário liberado durante a transmissão.

Confira a programação:

(Mariana Gomes/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT