Ir para o conteúdo

TRT da 8ª Região (PA/AP) promove Semana de Formação de Mediadores e Conciliadores - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar TRT da 8ª Região (PA/AP) promove Semana de Formação de Mediadores e Conciliadores

A capacitação conta com a participação de servidores de diversas áreas do Regional.

18/01/2022 - Os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) participam até o próximo dia 20, quinta-feira, da 6ª Semana de Formação de Mediadores e Conciliadores do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região. Iniciado no dia 12, a formação ocorre em formato híbrido, na plataforma google Meet, contando com a participação presencial dos servidores que integram o Cejusc Belém.

O juiz do Trabalho e coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de Belém, Avertano Klautau, conta que a programação é o período mais importante do ano para o Cejusc, por ser um momento de capacitação dos mediadores, que são os pilares da política de tratamento adequado de disputas, criada pela Resolução n° 174/2016. Um dos objetivos da programação realizada é explorar novos eixos temáticos introduzidos pela Resolução CSTJ n° 288/21. Para isso são abordados temas atuais de direito, informática, psicologia, comunicação e ética, com um modelo teórico para realizar as adequações necessárias dos mediadores com a nova resolução.

Abertura

Iniciado na manhã do dia 12 de janeiro, com palestra ministrada pela desembargadora Maria Inês Corrêa, do TRT15, que abordou sobre o tratamento adequado dos conflitos na Justiça do Trabalho, o evento foi marcado por muito aprendizado e debate entre os participantes sobre o processo de mediação e conciliação desenvolvidos dentro dos CEJUSCs, diante da atual regulamentação. Além da participação da desembargadora, o evento contou também com a presença do juiz doo Trabalho Rogério Neiva Pinheiro, do TRT10, convidado para ensinar aos servidores integrantes desse momento sobre a introdução à resolução adequada de disputas.

Um dos objetivos da programação realizada é explorar novos eixos temáticos introduzidos pela resolução CSTJ n° 288/21, e para isso, a Dra. Maria Inês Corrêa explica que a aplicação da resolução deve ser vista como uma forma de quebrar paradigmas, principalmente para ter a possibilidade de discutir os conflitos por meio de uma mediação, além de oferecer um centro de cidadania para auxiliar a população no esclarecimento de suas respectivas dúvidas e como orientá-las, formando parcerias com entidades públicas para disseminar a cultura da paz.

O curso de formação é organizado pela ECAIS, ministrado pelos mesmos professores da Escola Nacional da Magistratura, com um conteúdo programático aprovado pela Comissão Nacional de Aprovação a Conciliação, contando com a participação de desembargadores e juízes do trabalho de outras regiões.

A programação terá continuidade ao longo deste ano com um módulo prático, no formato de estágio supervisionado, quando os mediadores realizarão as funções de observador, mediador e comediador.

Fonte: TRT da 8ª Região (PA/AP)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3