Banner rotativa - Conciliação Trabalhista

Título do Conciliômetro 2018 - Coluna 30

Conciliação Trabalhista

Dados Finais

Conciliômetro 2019 - Coluna 30

0
28.636
 
GRANDE PORTE: 1º - TRT15          2º - TRT02          3º - TRT01          MÉDIO PORTE: 1º - TRT05          2º - TRT06          3º - TRT12          PEQUENO PORTE: 1º - TRT22          2º - TRT14          3º - TRT16         

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Semana de Conciliação na 9ª Região (PR) destaca importância do acordo amigável

O evento começa nesta segunda (5) e vai até sexta-feira (9).

06/07/2021 - O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PT) agendou 1.047 audiências para a Semana Regional de Conciliação. A começar nesta segunda (5) e até sexta-feira (9), o TRT investe na conciliação para resolver conflitos judiciais – conduzindo e orientando trabalhadores e empregadores a solucionar os processos por meio do acordo amigável.

“Gostaria de ressaltar a importância da conciliação na Justiça do Trabalho. Penso que é um meio adequado para resolver os conflitos trabalhistas”, disse o presidente do TRT, o desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos, na abertura oficial da Semana Regional de Conciliação, minutos antes da primeira audiência de conciliação, por videoconferência. O desembargador agradeceu o esforço de magistrados, advogados, partes e servidores para viabilizar o mutirão.

O início dos trabalhos contou com a participação do desembargador Aramis de Souza Silveira, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), unidade à frente da realização da campanha. “Faço votos de uma semana de muita conciliação; que essa cultura se espraie”, disse.

Participação ativa

Para elaborar a pauta de audiências, magistrados e servidores realizaram uma triagem em busca de processos com maiores chances de acordo. São casos que se encontram tanto na fase de conhecimento quanto na de execução, e que abrangem as mais diversas categorias profissionais, como trabalhadores da indústria e do comércio, do transporte rodoviário, do setor de telecomunicações e da área financeira.

A construção da pauta de audiências teve a colaboração do próprio jurisdicionado, que teve a oportunidade de inscrever seu processo no mutirão. A Semana Regional de Conciliação terá a participação de sete Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de 1º Grau e de 2º Grau. No Cejusc de Curitiba, o TRT agendou 141 audiências.

Além dos Cejuscs, 62 Varas do Trabalho de todo o Paraná participam do evento, entre elas a 4ª Vara do Trabalho de Maringá, com 55 audiências agendadas, a 7ª Vara do Trabalho de Curitiba, com 54 audiências, e a Vara do Trabalho de Rolândia, com 51 audiências.

Todas as tentativas de conciliação serão por videoconferência.

Primeira conciliação

O juiz Lourival Barão Marques Filho conduziu a primeira audiência da Semana Regional de Conciliação. Em pauta, a busca por um consenso sobre a forma de pagar o montante de R$ 16 mil que a Justiça reconheceu serem devidos a um trabalhador. Ele obteve o direito a esse valor após a empresa em que atuava, um estabelecimento da área de construção de rodovias, atrasar o pagamento de salários e não quitar verbas rescisórias.

O trabalhador aceitou a proposta da empresa de receber o valor em 16 parcelas. Ele explicou ser vantajoso garantir de imediato o crédito e solucionar o conflito, ainda que o valor total do dinheiro demore um pouco mais para chegar à conta.

Fonte: TRT da 9ª Região (PR)