Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Gestores de TIC da Justiça do Trabalho debatem diretrizes da área no Programa de Eficiência Orçamentária 

Entre os temas abordados, está a implementação da Política Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Mesa de abertura do encontro.

Mesa de abertura do encontro.

23/3/2023 - Os gestores e as gestoras da área de Tecnologia da Informação dos Tribunais Regionais do Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho se reuniram, na última semana, em Brasília, para discutir sobre as necessidades e estratégias da área para Programa de Eficiência Orçamentária da Justiça do Trabalho. A iniciativa aprimora o planejamento, a execução e a fiscalização do orçamento nos próximos dois anos.

O programa

O Programa de Eficiência Orçamentária tem como foco as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de infraestrutura e manutenção predial dos imóveis da Justiça do Trabalho. Para garantir a efetividade da ação, estão previstas a adoção de Políticas Nacionais de Investimento nas duas áreas. 

Em TIC, por exemplo, a iniciativa busca ampliar as soluções de segurança dos sistemas, além da atualização do parque de computadores em todo o território nacional. Acerca dos imóveis, o plano é investir em infraestrutura sustentáveis e de acessibilidade, além de ampliar os parques de usinas fotovoltaicas e soluções de reuso da água, bem como garantir mais acessibilidade para as instalações.

Trabalho em conjunto

Na abertura do encontro, o secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), juiz Bráulio Gabriel Gusmão, destacou a importância de um diálogo institucional do CSJT junto aos TRTs e ao TST para aprimorar a gestão orçamentária. “O programa tem uma perspectiva de aprimoramento do exercício atual em duas áreas essenciais, TIC e edificações, mas, também visa resultados e melhor previsibilidade para os orçamentos futuros”, disse.

Veja também: Presidente do TST e do CSJT fala sobre Programa de Eficiência Orçamentária a presidentes e corregedores de TRTs

Previsibilidade

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do CSJT (SETIC), Antônio Francisco Morais, afirmou que o objetivo principal é ter, no orçamento da Justiça do Trabalho, todo o plano de contratação de 2023 bem identificado para que a área possa contribuir para a eficiência orçamentária de toda instituição. “Durante a reunião, avaliamos o que está sendo contratado pelos tribunais na área de tecnologia e destacamos dois pontos importantes: a infraestrutura em nuvem e a segurança da informação”, disse.

E para garantir efetividade na execução e planejamento orçamentário previstos no programa, os tribunais contarão com o apoio e o suporte Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SEGGEST) e Secretaria de Orçamento e Finanças (SEOFI) do CSJT. Os secretários das unidades também estiveram na abertura da reunião e colocaram suas unidades à disposição dos TRTs.

Alinhamento

A secretária de Tecnologia da Informação do TRT da 5ª Região (BA), Érica Rossiter, comentou que, durante a reunião, deu para perceber um importante alinhamento entre os TRTs, o TST e o Conselho. “Tivemos a oportunidade de compartilhar projetos, ações e orçamentos. Com isso a gente consegue ter uma otimização do uso dos recursos, um direcionamento das diretrizes nacionais para caminharmos todos juntos e uma melhor execução do próprio orçamento”, disse. “Aqui a gente está tentando construir um plano em que todos atuem conjuntamente para que o orçamento seja executado o mais próximo de 100%”, completou.

Para o secretário de TI do TRT da 9ª Região (PR), Daniel Thomaz, a busca pela eficiência orçamentária que os TRTs, o CSJT e o TST buscam é muito importante. “A gente conseguiu abrir a discussão sobre esse tema nacionalmente, coordenar melhor os projetos e direcionar os recursos financeiros para viabilizar os projetos de uma forma mais eficiente. Toda a coordenação está acontecendo para que a gente tenha um melhor desempenho financeiro e prestação jurisdicional”.

(Nathalia Valente/AJ)

fotos do pje ate 2013 css