Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Presidente do TST e do CSJT e juízes brasileiros participam de encontro sobre direitos sociais no Vaticano

O ministro Lelio Bentes também se encontrou com o Papa Francisco na Audiência Geral de quarta-feira (29).

Juízes e juízas brasileiros e presidente do TST em encontro no Vaticano.

Juízes e juízas brasileiros e presidente do TST em encontro no Vaticano.

31/3/2023 - O presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, e um grupo de juízes e juízas do trabalho participaram, nesta semana (30 e 31), do workshop “Colonização, Decolonização e Neocolonialismo sob a Perspectiva da Justiça e do Bem Comum”, promovido pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano. 

Sequelas

O encontro, que reúne integrantes da magistratura de países africanos e americanos, aborda a problemática neocolonial do ponto de vista dos direitos sociais e da doutrina franciscana. A ênfase está nas sequelas da colonização nas manifestações de desigualdades globais, mudanças climáticas e desenvolvimento insustentável, migrações em massa e no papel da sociedade e da Justiça em relação a esses problemas. 

Experiências positivas

Segundo o ministro Lelio Bentes, a Justiça do Trabalho reúne experiências positivas que podem ser compartilhadas com outros países, mas também tem desafios nos campos do trabalho infantil, do trabalho análogo à escravidão e o assédio sexual. Ele destacou que a instituição  tem se capacitado para combater essas mazelas com cursos regulares de atualização e sensibilização da magistratura para questões de direitos humanos. 

Além do presidente do TST, participam do encontro as juízas Ananda Tostes Isoni, Lívia Peres, Gabriela Lenz de Lacerda, Francisca Brenna Vieira Nepomuceno e Ana Inés Algorta Latorre e os juízes Bráulio Gusmão (secretário-geral do CSJT), Gabriel Wedy e Gustavo Chehab.

Liderança

Na quarta-feira (29), o ministro Lelio Bentes se encontrou com o Papa Francisco na Audiência Geral. Ele ressaltou o papel sereno e firme do pontífice na liderança da Igreja e dos direitos sociais em todo o mundo e o trabalho desenvolvido pela Igreja no Brasil em defesa dos vulneráveis.

 

 

(Nathália Valente e Carmem Feijó, com informações do Vatican News)

fotos do pje ate 2013 css