Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar CSJT recebe troféu de primeiro lugar no ranking da transparência do CNJ

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho foi o primeiro na avaliação referente aos  conselhos e tribunais superiores.

Presidente do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, posa com o troféu ao lado da secretária-geral do CSJT, Carolina da Silva Ferreira, e da secretária de governança e gestão estratégica do CSJT, Fernanda Gomes Ferreira

Presidente do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, posa com o troféu ao lado da secretária-geral do CSJT, Carolina da Silva Ferreira, e da secretária de governança e gestão estratégica do CSJT, Fernanda Gomes Ferreira

20/9/2022 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, no Ranking da Transparência do Poder Judiciário de 2022 na avaliação referente aos  conselhos e tribunais superiores. Nesta sexta-feira (16), o presidente do TST e do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, recebeu o troféu da premiação. 

Para o presidente, o resultado do ranking é um reflexo do trabalho contínuo que o CSJT vem aplicando para ser referência na Justiça do Trabalho. “É muito gratificante receber esse troféu, visto todos os esforços que o CSJT empreendeu para se tornar referência não apenas na Justiça do Trabalho, mas, também para todo o Poder Judiciário”, disse. “A transparência tem sido uma das prioridades contínuas do órgão e, desde o dia em que assumi a Presidência, tenho tido o compromisso de levar a transparência como um dos pilares da minha gestão”, completou.

Representação institucional

Para a secretária-geral do CSJT, Carolina da Silva Ferreira, alcançar o índice de 95,88% no ranking da transparência é muito importante para o CSJT. “É muito importante que o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, como responsável por exercer a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, seja exemplo para todos os órgãos que compõem o ramo trabalhista do Judiciário”, disse. “Alcançar esse resultado representa o compromisso do órgão com seu papel institucional”, completou.

Ranking

O prêmio foi instituído pela Resolução do CNJ 260/2018 e está em sua quinta edição. A ferramenta foi criada para estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações de forma mais precisa e padronizada. O primeiro lugar havia sido ocupado pelo CNJ, porém, como organizador da premiação, o CSJT herdou o primeiro lugar. 

Saiba mais: Justiça do Trabalho é destaque em Ranking da Transparência do CNJ

A novidade desta edição é a implementação do prêmio por categoria, conforme o segmento da justiça. Os itens avaliados foram distribuídos em dez temas, com perguntas que buscam identificar, por exemplo, se os órgãos dão publicidade às informações sobre os objetivos estratégicos, calendários de sessões, metas e indicadores, licitações e contratos, entre outros.

Saiba mais sobre o Ranking da Transparência do CNJ.

(NV/AJ)