Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Presidente do TST e do CSJT reforça uso da tecnologia para impulsionar os bons resultados da Justiça do Trabalho

A ministra Maria Cristina Peduzzi participou da abertura do XV Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ.

Print da tela da participação da ministra Maria Cristina Peduzzi na transmissão do CNJ. (foto: CNJ)

Print da tela da participação da ministra Maria Cristina Peduzzi na transmissão do CNJ. (foto: CNJ)

2/12/2021 - A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, participou, nesta quinta-feira (2/11), do XV Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na abertura do evento, a ministra enfatizou a relevância do encontro para demonstrar à sociedade as ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário. Ao discursar no painel “Panorama dos Tribunais Superiores - Resultados Alcançados em 2021”, a ministra destacou que, mesmo diante dos inúmeros desafios enfrentados para buscar a celeridade da prestação jurisdicional, este foi um ano bastante produtivo para o Tribunal Superior do Trabalho e para a Justiça do Trabalho. “Cumprimos com efetividade e  eficiência essa tarefa, tendo o Poder Judiciário trabalhista apresentado,  inclusive, elevação em sua  produtividade”. 

Tecnologia 

De acordo com a ministra, entre as várias iniciativas do tribunal, os incentivos e esforços dedicados ao desenvolvimento de ações na área da Tecnologia da Informação impulsionaram fortemente os resultados institucionais. “Privilegiamos o desenvolvimento e a disponibilização do assistente de minutas Hermes com o objetivo de auxiliar os ministros e servidores na elaboração de votos”, explicou. “Essa iniciativa, somada a outras, contribui de forma significativa para o aumento da produtividade dos gabinetes”, completou.

A ministra comentou ainda que, mesmo diante do cenário decorrente da pandemia, o TST teve um aumento na produtividade nos julgamentos de processos. “Ao compararmos os anos de 2021 e 2020, constatamos que, em termos de produtividade, o TST julgou 5,8% a mais do que em relação ao ano anterior”.

Parceria

Acerca das políticas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, a presidente ressaltou que a Justiça do Trabalho tem avançado com ações já incorporadas, como a implementação do Juízo 100% Digital e o Balcão Virtual. “Não tenho dúvidas de que o trabalho conjunto entre Tribunal Superior do Trabalho, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho e o CNJ é fundamental para a solidificação das competências institucionais da justiça trabalhista”, assinalou.

Para a ministra, essas conquistas só foram possíveis graças à participação colaborativa de todos os que fazem a Justiça do Trabalho. “É pelo empenho dos que atuam no planejamento e execução das atividades jurisdicionais que conseguimos concretizar a finalidade institucional da Justiça do Trabalho: prover a efetiva e célere prestação jurisdicional”, resumiu.

Estratégias 

O XV Encontro Nacional do Poder Judiciário prossegue nesta sexta-feira (3/11). Presidentes de 91 tribunais brasileiros definirão, por videoconferência, as metas nacionais e específicas que deverão pautar a atuação da Justiça em 2022.

Nesta sexta também será entregue o Prêmio CNJ de Qualidade aos órgãos do judiciário que se destacaram em diferentes dimensões.

Confira a íntegra do primeiro dia de evento:

(AM/AJ)