Ministro do TST Lelio Bentes Corrêa visita o Cipop Rua/RJ - CSJT2
Visita institucional ocorreu nessa quinta-feira (15/1). O ministro quis conhecer pessoalmente a dinâmica e os desafios enfrentados pelo TRT-RJ no atendimento a pessoas em situação de rua.

16/1/2026 - O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lelio Bentes Corrêa visitou as instalações do Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (Cipop Rua/RJ), localizado atrás da Central do Brasil, na capital fluminense. A visita institucional ocorreu nessa quinta-feira (15/1) a convite da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) Carina Rodrigues Bicalho, que integra o Comitê Nacional PopRuaJud do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na ocasião, a desembargadora Carina Rodrigues Bicalho expôs, ao ministro Lelio Bentes Corrêa e aos demais participantes da visita, os principais desafios enfrentados no atendimento diário à população em situação de rua. Dentre os pontos destacados, estiveram as dificuldades na emissão da Carteira de Trabalho Digital, os entraves no acesso a informações sobre contratos de trabalho anteriores e a colocação da população em situação de rua no mercado de trabalho.
O ministro quis conhecer pessoalmente a dinâmica e os desafios enfrentados pelo TRT-RJ no atendimento a esse público por ser o coordenador de um grupo de trabalho cujo objetivo é propor um projeto institucional voltado à concretização de medidas de promoção do trabalho decente e amplo acesso à justiça para a população em situação de rua.
Também estiveram presentes o desembargador do TRT-RJ Gustavo Tadeu Alkmim; a juíza auxiliar da Presidência do CNJ e integrante do Comitê Nacional PopRuaJud, Gabriela Lenz de Lacerda; o juiz diretor do Foro do Rio de Janeiro, Marco Belchior; e os servidores do TRT-RJ Márcia Helena Barbosa Alves e Thiago de Abreu Lopes.
O Cipop Rua/RJ
Inaugurado em abril de 2024 junto à Central do Brasil, o centro reúne diversos serviços prestados pelo judiciário fluminense e órgãos federais, estaduais e municipais, como registro civil, inscrição em programas sociais, rede de moradia, entre outros. O TRT-RJ presta atendimento presencial no local, oferecendo atermação de reclamações trabalhistas, informações processuais e serviços de ouvidoria. Os(As) servidores(as) que atuam no local foram capacitados(as) para prestar um atendimento acolhedor e humanizado, adequado à realidade da população em situação de rua.
O Cipop Rua/RJ conta com uma área de 300m² e está localizado na Rua Senador Pompeu s/nº. O local foi escolhido por ser uma região concentradora de pessoas em situação de rua, segundo dados do Censo do Instituto Pereira Passos de 2022. Somente no município do Rio de Janeiro, apontou o censo, existem oito mil pessoas nessa condição. O objetivo do TRT-RJ é atuar em rede de maneira colaborativa, garantindo o acesso à justiça a esse público.
Fonte: TRT da 1ª Região
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







