TRT-PB promove ação de formação com o projeto Diversidade na Comunidade em Campina Grande - CSJT2
Oficina reforça o compromisso do Tribunal com a promoção da igualdade, inclusão social e valorização cultural.

26/11/2025 - O projeto Diversidade na Comunidade, desenvolvido pelo Comitê Gestor da Igualdade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), promoveu na noite da segunda-feira (24) mais uma atividade de formação na sede da quadrilha junina Moleka 100 Vergonha, no bairro das Malvinas, em Campina Grande.
A abertura da noite contou com a participação do juiz do trabalho e gestor do Comitê de Igualdade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT da Paraíba, André Machado Cavalcanti; da assessora-chefe de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), Jamilly Cunha; do presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande, Lima Filho; do presidente da Moleka 100 Vergonha, Mahatma Gandhi; e do palestrante da atividade, o advogado Cláudio Montevérdi, especializado na área cultural.
O magistrado do TRT-PB explicou como se deu a gênese do Diversidade na Comunidade. “O projeto foi pensado a partir de uma visita nossa à comunidade do Moleka 100 Vergonha porque identificamos aqui um ambiente de muita diversidade, ou seja, com muitas mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas negras, muitas minorias que são invisibilizadas. A ideia é incentivar essas pessoas a conseguirem sua inserção no mercado de trabalho, auferindo renda e vida digna”, ressaltou o juiz André Machado Cavalcanti.
A ação integra, também, o Fábrica Junina, projeto de projeto de formação artístico-cultural da quadrilha junina, que oferece oficinas para profissionalizar quadrilheiros em áreas como iluminação, adereços e produção. “Muito importante essa iniciativa do TRT-PB ao trazer este programa, pois isso traz a comunidade para entender nossos direitos, as leis, a proteção do artista e da comunidade LGBTQIAPN+”, destacou o presidente da Moleka 100 Vergonha, Mahatma Gandhi.
A oficina, também transmitida pelo YouTube da quadrilha junina, foi ministrada pelo advogado Cláudio Montevérdi, versando sobre Projetos Culturais e Leis de Incentivo à Cultura. O conteúdo da oficina abordou desde os conceitos básicos de um projeto cultural, passando pela estruturação técnica e documental, até as etapas de captação de recursos via Leis de Incentivo à Cultura, com foco na viabilidade e sustentabilidade das ações culturais.
“Foi um momento muito importante, para que o pessoal aqui da quadrilha comece a ter acesso a como fazer um projeto cultural, entender com mais profundidade as possibilidades que se abrem com as leis de incentivo, a importância de construir um bom currículo e fundamentar seu projeto cultural, enriquecendo, assim, a cena cultural paraibana e de Campina Grande”, enfatizou o advogado.
Ao longo desta semana, o Diversidade na Comunidade também oferecerá aos integrantes da comunidade junina um curso de automaquiagem, capacitando os profissionais a executarem com excelência funções importantes na construção de um espetáculo junino de alto nível costumeiramente apresentado pela Moleka 100 Vergonha.
Fonte: TRT da 13ª Região
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







